sexta-feira, 22 de novembro de 2013

INSS E SINDICATOS DE TRABALHADORES RURAIS ASSINAM CONVÊNIO


Postada por: Alcides Manoel - Coordenador de Comunicação

A Gerência Executiva do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em Alagoas assinou convênios com os sindicatos de trabalhadores rurais das cidades de Maribondo, Belém e Inhapi, na terça-feira, 19, na sede do INSS. O acordo visa beneficiar todos os associados, proporcionando mais conforto e comodidade, além de rapidez na execução dos serviços previdenciários.

Foto ilustrativa
De acordo com o convênio esses sindicatos devem orientar seus associados e respectivos dependentes, em assuntos de natureza previdenciária e a recepcionar a documentação necessária para os pedidos de benefícios, de forma que possam ser analisados e despachados pelo INSS mais rapidamente.  Já ao Instituto cabe a capacitação e o credenciamento de, no mínimo, dois representantes de cada sindicato, que irão receber informações técnicas para que possam orientar os trabalhadores rurais em relação aos seus direitos previdenciários.

Foto ilustrativa
Com essas assinaturas, o INSS passa a ter 79 entidades conveniadas em Alagoas, sendo 67 sindicatos rurais, quatro associações, três colônias de pescadores e cinco empresas. Empresas, sindicatos, entidades de aposentados e órgãos públicos estaduais e municipais podem fazer convênio com o INSS, com cinco anos de vigência, podendo ser prorrogado, para processar requerimento de benefício dos seus empregados ou associados, de acordo com o artigo 117 da Lei 8.213.

Para isso, é necessário que o interessado tenha organização administrativa e disponibilidade de pessoal para execução dos serviços previstos no acordo. Além disso, deve estar em dia com as contribuições do INSS, FGTS e não estar inscrito como inadimplente no sistema do Governo Federal SIAFI e no Cadastro Informativo de Créditos Não Quitados (CADIN).


Nenhum comentário: