quinta-feira, 11 de julho de 2013

Imprensa internacional repercute greve geral no Brasil



A mídia internacional deu destaque nesta quinta-feira para a greve geral convocada por centrais sindicais e movimentos sociais no Brasil. A rede britânica BBC publicou em seu site que a paralisação parou o transporte público em importantes cidades, como São Paulo e Porto Alegre. 


Já o jornal espanhol El País disse que a marcha convocada "pelos sindicados, pelo Partido dos Trabalhadores, pelo Movimento Sem-Terra e pela União Nacional dos Estudantes" não havia alcançado os objetivos até o final da manhã, devido à baixa adesão às mobilizações.

                                                                               O espanhol El País disse que a expectativa é que a mobilização ganhasse mais força na parte da tarde
     O espanhol El País disse que a expectativa é
que a mobilização ganhasse mais força na parte da tarde


Segundo o El País, embora a greve geral tenha provocado bloqueios em muitas estradas e paralisado ao menos três portos, as "manifestações não são enormes". A notícia, publicada no site do jornal, diz ainda que o objetivo principal de paralisar o transporte público também não foi atingido em sua totalidade. "Esse objetivo foi alcançado apenas parcialmente em cidades como Belo Horizonte, Porto Alegre, Salvador e São Paulo. No Rio de Janeiro, no entanto, o transporte público não aderiu à greve". 

O El País afirma ainda que a expectativa era de que a mobilização ganhasse mais força na parte da tarde, com concentração de pessoas programadas para acontecer, principalmente, no Rio de Janeiro. 


BBC publicou notícia em sua página na internet dando destaque para as paralisações no transporte público e nos serviços dos portos, como os de Santos (SP) e de Suape (PE). A rede britânica também destacou que a greve geral acontece após a onda de protestos de junho, que levou a presidente Dilma Rousseff a apresentar um pacote de investimentos e reforma nos serviços públicos. 



                                                                    A rede BBC afirmou que o transporte público ficou paralisado em grandes cidades
Já o americano The Washington Post destacou que a greve nacional ocorreu de forma pacífica para cobrar melhores condições de trabalho e serviços públicos mais eficientes. O site do periódico citou ainda a interdição de rodovias em 14 Estados e a paralisação nos serviços nos portos.

O texto publicado pelo Washington Post também faz referência aos protestos do último mês. "A greve segue os protestos em massa que varreram o Brasil no mês passado, quando manifestantes irritados com a corrupção, serviços públicos deficientes e uma pesada carga tributária tomaram as ruas", diz a notícia, que ainda cita às críticas da população com os gastos com a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016. 


Fonte:http://www.jb.com.br/pais/noticias/2013/07/11/imprensa-internacional-repercute-greve-geral-no-brasil/
postado por: Euclides Avila - Coordenador de Comunicação.

Nenhum comentário: