quarta-feira, 20 de novembro de 2013

20 DE NOVEMBRO: DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA


Estátua de Zumbi dos Palmares em União dos Palmares - AL

Texto adaptado e postado por: Alcides Manoel - Coordenador de Comunicação

Como surgiu?

O idealizador do DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA foi o poeta, professor e pesquisador gaúcho Oliveira Silveira (1941 - 2009). Ele era um dos fundadores do Grupo Palmares, que reunia militantes e pesquisadores da cultura negra brasileira, em Porto Alegre.

Em 1971 (mesmo ano de fundação do grupo), ele propôs uma data que comemorasse a tomada de consciência da comunidade negra sobre seu valor e sua contribuição ao país. Escolheu o dia 20 de novembro, por ser o dia da morte de Zumbi dos Palmares, que ocorreu em 1695. Era muito mais significativo e emblemático do que comemorar o dia 13 de maio, Dia da Abolição da Escravatura, quando o regime escravocrata estava falido e não havia mais como se manter.

O 20 de novembro foi celebrado pela primeira vez naquele mesmo ano de 1971. A ideia se espalhou por outros movimentos sociais de luta contra a discriminação racial e, no final da década 70, já aparecia como proposta nacional do Movimento Negro Unificado. De lá para cá, a data tem motivado a promoção de fóruns, debates e programações culturais sobre o tema em todo o país.

Por que é importante a sociedade comemorar?

É importante comemorar o DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA, porque é uma forma de lembrar o sofrimento dos negros ao longo da história de formação étnico-social e racial do Brasil, e com isso, dar-lhes suporte a lutar para garantir seus direitos sociais.

Hoje, tem várias leis que garantem direitos aos negros, uma delas é a de cotas nas universidades. Isso em razão dos negros terem sido marginalizados após o período da escravidão, e com abolição da escravatura, não conseguirem conquistar os mesmos espaços de educação e trabalho que o homem branco.

Hoje, o que esse dia ainda significa para os negros?

O DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA é marcado pela luta contra o preconceito racial, contra a inferioridade da classe perante a sociedade. Além desses assuntos, enfatizam sobre o respeito enquanto pessoas humanas, além de discutir e trabalhar para conscientizar as pessoas da importância da raça negra e de sua cultura na formação do povo brasileiro e da cultura do nosso país.


Fonte: http://www.brasilescola.com/datas-comemorativas/dia-nacional-da-consciencia-negra.htm

Nenhum comentário: