terça-feira, 3 de setembro de 2013

Alagoas receberá 20 médicos cubanos, um americano e um uruguaio


 Alagoas receberá 20 médicos cubanos, um americano e um uruguaio que integram o programa "Mais Médicos". A previsão do Colegiado de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems) é que os profissionais desembarquem no estado a partir do dia 16 de setembro. Na manhã desta terça (3), durante reunião entre integrantes do colegiado e do Ministério da Saúde, foram acertados os detalhes finais para a chegada dos médicos.

Os municípios de Água Branca, Girau do Ponciano, Igreja Nova, Inhapi, Mata Grande, Ouro Branco, Jacuípe, Pariconha, Tapera, Teotônio Vilela e Traipu aderiram ao programa e serão contemplados com profissionais.

De acordo com Aruska Magalhães, representante do Cosems, a chegada dos médicos está prevista para o dia 16 de setembro. No entanto, devido ao feriado de Emancipação Política de Alagoas, o desembarque pode ser adiado para o dia seguinte ou mesmo antecipada para o dia 14. Também não está definido se todos os estrangeiros chegarão em um mesmo voo ou não.

Caberá aos municípios garantir hospedagem e alimentação para os profissionais que vão atuar em Alagoas. Um plano de ação foi discutido durante a reunião desta terça. Os municípios de Coité do Nóia e Barra de Santo Antônio - que inicialmente haviam se inscrito no programa - não completaram o processo de adesão e, portanto, não receberão profissionais.

O programa "Mais Médicos" registrou as primeiras baixas em Alagoas. Nos municípios de Branquinha e Penedo, os profissionais se recusaram a cumprir a jornada de 40 horas semanais e foram colocados à disposição do Ministério da Saúde. Conforme o Cosems, eles estariam disponíveis para cumprir apenas 20 horas semanais, ou seja, metade do que prevê o programa.

postado por: Euclides Avila - Coordenador de comunicação.

Nenhum comentário: