segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Mapa carcerário aponta AL com 1.792 detentos provisórios

Há um grito preso na garganta de milhares de pessoas que, encarceradas, aguardam uma decisão do Poder Judiciário estadual. São os presos provisórios, ou sub-júdice, cuja quantidade em Alagoas é assustadora. Os números oficiais, conforme o mapa carcerário da Superintendência Municipal de Administração Penitenciária (Sgap) da última quarta-feira, 7, mostram que o sistema prisional alagoano é responsável, hoje, por 4.978 presos. 

Esse total inclui presos do regime aberto, semiaberto e os que estão em presídios federais. Já os presos nas unidades de Alagoas somam 3.103 reeducandos. O mapa carcerário mostra que desse total, 1.792 (57%) aguardam pelo Judiciário. São os presos provisórios, sendo 1.631 homens e 161 mulheres. Do total geral de presos do sexo masculino, somados os de regime aberto, semi-aberto e os que estão fora do Estado, 56,18% ainda não foram sentenciados. 

A violência contra o direito dessas pessoas se torna ainda mais gritante em relação ao número de mulheres. Entre as 200 reeducandas que estão ali, 80,50% esperam julgamento, ou seja, 161 mulheres encarceradas não foram sentenciadas pela Justiça, contra 35 condenadas e outras quatro presas sob medida de segurança.
Postado por: Euclides Avila - Coordenador de Comunicação.

Nenhum comentário: