terça-feira, 13 de agosto de 2013

Ex-secretário de Educação critica 'descontinuidade' no Governo do Estado


Mal reativou seu perfil do Facebook nesta terça-feira (12) e o ex-secretário de Estado da Educação, Adriano Soares, já voltou a fazer declarações polêmicas, criticando o fato da pasta está sendo gerida interinamente, desde a saída dele, pela professora Josicleide Moura. Para Soares, a profissional não possui nenhuma vivência em gestão, o que estaria causando a "descontinuidade" das políticas públicas implantadas na pasta nos últimos meses. O ex-secretário, que deixou a educação estadual após dedicar uma música com palavras de baixo calão a manifestantes que protestavam pelas ruas de Maceió, declarou ser fundamental que o novo gestor da pasta seja nomeado, o quanto antes, pelo governo. 

"É lamentável que há um mês esteja a Secretaria de Educação de Alagoas sendo gerida de modo transitório pela professora Josicleide Moura, que é uma boa pessoa, mas não tem vivência nenhuma em gestão. A sua única experiência foi ser Chefe de Gabinete do então Secretário Municipal de Educação, Tadeu Lira, em Maceió. Fez parte da minha equipe como indicação política, cumprindo a sua função de me assessorar nas tarefas que lhe incumbi. Desde que saí da educação, as políticas públicas de gestão estão sendo descontinuadas, não por iniciativa voluntária da professora Josicleide, mas pelo seu desconhecimento da área. É fundamental que o Governador Teotonio Vilela Filho escolha o nome do novo Secretário de Educação de Alagoas com capacidade, conhecimento de modernização e gestão, para dar continuidade àquilo que foi plantado e que está se perdendo a olhos visto", destacou Adriano Soares. 

Ele considera a demora para nomeação do novo secretário um "desacerto administrativo" e lamenta o fato de não ter havido, desde a sua saída da pasta, nenhuma reunião de trabalho para dar continuidade ao que ele chama de "mudanças fundamentais para a educação". 

"Hoje, em função desse desacerto administrativo, apenas 36 escolas estão com o wi-fi implantados e outras 152 conectadas, mas sem wi-fi. Nesse ritmo, chegaremos ao fim do ano sem internet nas escolas e com tablets sem uso para as finalidades administrativas e pedagógicas", relata. 

Na postagem feita no Facebook, Soares indica o nome do atual secretário de Ciência e Tecnologia do Estado, Eduardo Setton, para assumir a Educação estadual, acrescentando que ele seria o nome ideal para a pasta. "Um nome ideal, por exemplo, seria o de alguém com o perfil do Secretário Eduardo Setton, que é professor universitário e entende de gestão como poucos, além de ter a compreensão de desenvolvimento tecnológico". 

Em um post anterior, Soares faz um balanço do que ele considera 'avanços de sua gestão à frente da educação', citando, entre outras coisas, as reformas das escolas, a implantação do sistema de gestão escolar e a informatização de unidades de ensino.

Postado por: Euclides Avila - Coordenador de Comunicação.

Nenhum comentário: