quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Deputados aprovam projeto que altera eleição da Mesa Diretora

A cobrança nas últimas sessões finalmente surtiu efeito. Por unanimidade, os deputados estaduais aprovaram, em 1ª discussão, projeto de resolução de autoria do deputado João Henrique Caldas (PTN) que altera o regimento interno sobre a maneira como se dará a eleição da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Estado (ALE) nos próximos biênios. A votação aconteceu durante a sessão ordinária desta quarta-feira (11), com a presença de 14 parlamentares.

O deputado João Henrique - que denunciou aos órgãos fiscalizadores supostas irregularidades na folha de pagamento de servidores da Casa – declarou que a 2ª discussão deve acontecer já na próxima semana. “Hoje a eleição da Mesa é feita em bloco. Com essa alteração que estou propondo, vamos democratizar o acesso à Mesa Diretora. Do jeito que está, limita a pluralidade”, afirmou o deputado, após a rápida sessão.

Na oportunidade, JHC disse que esperava, há mais de um ano, a tramitação do projeto que, assim como outros dois, de autoria de Judson Cabral (PT) e Ronaldo Medeiros (PT), versam sobre mudanças na forma de eleição da Mesa. “As mudanças são importantes porque todas as discussões passam pela Mesa Diretora. O projeto de minha autoria permite a eleição por cargos, como acontece com a Câmara Federal. São eleições avulsas”, comparou JHC.

Além do projeto de autoria de JHC, outro que proíbe a reeleição da Mesa Diretora, e um terceiro que trata da antecipação da eleição, ainda tramitam no Legislativo Estadual. 

Na semana passada, cobrança parecida foi feita pelo deputado Isnaldo Bulhões (PDT). “Em junho, quando entramos em recesso, o presidente assumiu o compromisso de que, no começo de agosto, tais matérias seriam votadas. Porém, até agora, nada”, afirmou.

Cobrança

Ainda na sessão desta quarta-feira, o tema segurança pública voltou a ser discutido pelos deputados estaduais presentes, que também cobraram esclarecimento do governo estadual sobre reformas feitas em prédios públicos. “O prédio da Central de Flagrantes foi reformado há pouco tempo e já necessita de outra reforma. Precisamos de explicações sobre a indústria das reformas”, afirmou o deputado Jeferson Morais (DEM).

Jeferson disse ainda que “há um mistério em relação às reformas de prédios públicos em Alagoas”. “Foi feita reforma na Santa Mônica, no HGE [Hospital Geral do Estado], Central de Flagrantes e delegacias. Precisamos saber qual é o critério para a reforma de escolas e de prédios públicos em geral. Desta forma, não há dinheiro que dê”, afirmou o deputado.

E o deputado Ronaldo Medeiros engrossou o coro por mais ações na segurança, educação e saúde, cobrando a convocação da reserva técnica da Polícia Militar. “Temos uma reserva técnica de 2006. Alagoas precisa de mais homens na segurança, de mais policiais nas ruas. Faltam médicos, professores e policiais. O governo continua a ignorar o apelo das ruas. Temos blitze sendo feita por apenas dois policiais”, afirmou Ronaldo Medeiros.

postado por ; Euclides Avila _ Coordenador de Comunicação.

Nenhum comentário: