quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Taxistas fazem carreata em protesto contra fiscalização da Arsal


Taxistas que fazem o transporte intermunicipal de passageiros realizaram uma carreata de cerca de 4km na manhã desta quarta-feira (7), até o Palácio República dos Palmares, no Centro. Os motoristas se concentraram na avenida Durval de Góes Monteiro, em frente a um supermercado atacadista, no Tabuleiro do Martins. O presidente do Sindicato dos Taxistas de Alagoas (Sinditáxi), Ubiracy Correia, explica que o protesto é contra as apreensões irregulares realizadas pela Agência Reguladora dos Serviços Públicos de Alagoas (Arsal). 

“Nós fazemos uma manifestação pacífica só sairemos do Palácio depois que falarmos com o governador Teotonio Vilela para discutirmos as nossas reivindicações. A categoria está sendo perseguida pela Arsal, que está impedindo de exercermos o nosso trabalho”, disse Bira. Cerca de 1.500 taxistas devem participar da carreata, identificados com a bandeira de Alagoas.

De acordo com o presidente do Sinditáxi, não existe nenhuma regulamentação que proíba o fretamento dos táxis para fazer o transporte de passageiros intermunicipais. “Nós somos taxistas legalizados e nossos veículos são fretados para prestar um serviço de transportes de passageiros da capital para o interior”, declarou. Ubiracy afirma que o governo já suspendeu por duas vezes as fiscalizações da Arsal; porém, a agência retoma as apreensões.

“Somos regidos pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Temos o direito de ir e vir. Não estamos fazendo lotação nem transporte clandestino. Agimos de forma legal e queremos ser tratados com respeito”, ressaltou o presidente da categoria.



Arsal nega apreensões irregulares 

A reportagem da Gazetaweb entrou em contato com a assessoria da Arsal, que assegurou que as ações da agência estão dentro da lei. "Os taxistas são autorizados para rodar apenas dentro dos seus respectivos municípios", disse Adson Couto. Para o transporte intermunicipal, o serviço deve ser realizado pelos veículos licitados.

Segundo a Arsal, o fretamento para viagens é permitido, contudo, os taxistas devem anotar os nomes dos passageiros e, caso seja um transporte somente de ida, o motorista deve retornar sozinho. "Na volta, eles devem ter as mesmas pessoas e não pegar ninguém nos pontos. Isso caracteriza transporte ilegal", afirmou a assessoria. Os taxistas que não cumprem esta norma são punidos com multa e apreensão do veículo.

Trânsito caótico

A reportagem percorreu vários pontos onde os taxistas fizeram a carreata, gerando transtornos desde a Avenida Durval de Góes Monteiro até o Palácio República dos Palmares. Já no início da manhã, era perceptível a revolta de motoristas e pedestres que passam pela região, diariamente, seja pela principal avenida do Farol ou pela Via Expressa. 

Apesar de o protesto ser pacífico, os motoristas “tomaram” toda a avenida. Já no final da manhã, o fluxo de veículos voltou ao normal na Fernandes Lima, mas a situação se agravou na Ladeira dos Martírios, ao lado do Palácio, onde a categoria pretende bloquear. 

Em nota encaminhada à imprensa, a assessoria da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) informa que os agentes estão concentrados em todos os pontos do manifesto, para controlar o congestionamento que se formou ao longo do dia. Na última manifestação, cerca de mil taxistas se concentraram no entorno do Palácio República dos Palmares.

Postado por : Euclides Avila Coordenador de Comunicação.

Nenhum comentário: