terça-feira, 13 de agosto de 2013

Depois de mais de 14 anos, Alagoas entra finalmente na zona livre da aftosa

Até o final deste mês ministro da Agricultura, Antonio Andrade, chega a Alagoas para por fim  a uma espera de mais de 14 anos. Ele vai assinar no dia 23 ou 29 (falta confirmar a data) a portaria reconhecendo Alagoas como zona livre da febre aftosa com vacinação.
Percorrer o caminho que levou a esta conquista não foi fácil. Tudo começou em 1999, quando foi registrado o último caso de aftosa no estado. Desde então, os produtores e o estado uniram forças para chegar a este momento.
De zona de risco desconhecido a zona de médio risco da aftosa, Alagoas fez o dever de casa. O estado criou a Adeal e os criadores bateram recordes seguidos de vacinação e declaração, com a imunização do rebanho chegando a quase 100%.
Depois da longa espera, o presidente da Federação de Agricultura de Alagoas, Álvaro Almeida, recebeu a confirmação de que o estado poderá, finalmente, ser reconhecida como área livre da aftosa com vacinação.
O anúncio foi feito pelo Ministério da Agricultura, em Brasília, nesta segunda-feira, 12, durante reunião com dirigentes dos órgãos de defesa agropecuária dos sete Estados nordestinos e de parte do Pará que lutam pela conquista da mudança do status sanitário.
Segundo relatório, Alagoas recebeu uma das melhores notas na avaliação do projeto de ampliação da zona livre da febre aftosa para a região Nordeste. O Estado ficou na terceira posição no ranking. Apenas o Maranhão e o Ceará tiveram um desempenho superior.
“Desta vez, não saímos envergonhados da reunião. Finalmente, estamos bem melhor no gráfico de avaliação da aftosa. Tenho que reconhecer e parabenizar em nome do setor agropecuário alagoano a todos aqueles que contribuíram de alguma forma para este resultado e ao produtor rural os nossos sinceros agradecimentos”, afirmou Álvaro.
Ajustes
Na reunião anterior realizada em junho deste ano em Brasília Alagoas apareceu em último lugar no gráfico da aftosa. Na época Marcelo Lima, presidente da Adeal, contestou a classificação e avisou que os dados não tinham sido atualizados corretamente. “De fato houve um erro de comunicação e os dados não haviam sido atualizados. O desempenho de Alagoas está entre os melhores”, admite Alay Correia superintendente Federal de Agricultura.
Postado por: Euclides Avila - Coordenador de Comunicação

Nenhum comentário: