terça-feira, 20 de agosto de 2013

Campanha para atualizar calendário de vacinal começa sábado


Alagoas inicia neste sábado, dia 24, a campanha para ampliar a cobertura vacinal das crianças. O lançamento oficial será às nove da manhã, na Escola Sinhá Cavalcante, em Jequiá da Praia. A mobilização faz parte de uma ação do Ministério da Saúde em parceria com os estados e municípios, visando contribuir para erradicação, eliminação e controle das doenças imunopreveníveis. 

Durante a campanha, que vai até o dia 30 de agosto, serão ofertadas todas as vacinas do calendário básico da criança como BCG, hepatite B, pentavalente, poliomielite atenuada (VOP), poliomielite inativada (VIP), rotavírus, pneumocócica 10 valente, meningocócica C conjugada, tríplice viral e DTP. 

Para campanha, o Ministério da Saúde enviou a Alagoas 100 mil doses e serão mobilizados 2.391 vacinadores, que vão atuar em 797 postos de vacinação (fixos, extrafixos e volantes). Segundo a gerente estadual do Programa Nacional de Imunização (PNI), Denise Castro, no período da campanha os pais ou responsáveis devem levar as crianças menores de cinco anos aos postos de saúde. 

Ela lembrou que os pais ou responsáveis devem estar munidos da caderneta de vacinação, utilizada para realizar a atualização do calendário vacinal. O Ministério da Saúde também disponibilizará para as crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade a suplementação de vitamina A.


Postado Por: Euclides Avila - Coordenador de Comunicação.

Nenhum comentário: