quinta-feira, 18 de julho de 2013

Secretário garante convocação de 800 aprovados na Saúde até setembro


O secretário de Saúde de Maceió, João Marcelo Lyra, garantiu nesta quinta-feira (18) que os 800 aprovados no último concurso público da prefeitura serão convocados até setembro. O gestor ainda anunciou que 12 novos postos vão passar por reformas até o final do ano.

Segundo Lyra, a rede municipal conta, atualmente, com 500 médicos e a nomeação de mais de 100 profissionais vai aumentar em 20% a oferta nas unidades. “Aos poucos, vamos equalizar a falta de médicos, um problema que assola o município há 20 anos e que tivemos de reajustar a situação”, afirmou o secretário.

Ainda de acordo com ele, o PAM Salgadinho já faz agendamento extra de exames aos sábados, quinzenalmente, com a atual demanda de servidores. Até o momento, foram atendidas 4 mil pessoas.

Postos

Quanto aos postos de saúde distribuídos na capital e que viraram alvo de críticas por parte da imprensa, pacientes e profissionais, o secretário informou que três unidades situadas no Village Campestre I, Riacho Doce e na Levada passam por melhorias durante esta semana. Outros 12 postos serão reformados até o mês de dezembro, conforme prometido pelo gestor.

“A população não será beneficiada, somente, com reformas nos postos. Também contaremos com edições do Dia D da Saúde, a primeira a se realizar dentro de 40 dias, quando vamos abrir clínicas para receber uma média de 5 mil pacientes que ainda enfrentam filas à espera de um atendimento”, disse João Marcelo.

Medicamentos

A falta de medicamentos e materiais cirúrgicos também é outra dificuldade a ser superada pela atual gestão. Remédios para tratamento de pré-diabetes ainda estão em falta nas prateleiras das unidade de saúde da capital. A Secretaria, por sua vez, garante que vem agilizando a compra dos medicamentos através da licitação na modalidade pregão eletrônico. Máscaras, luvas e gase já foram adquiridas através de uma “compra emergencial", chegando aos postos, na próxima semana. 
 
Fonte: http://gazetaweb.globo.com/noticia.php?c=345384&e=6
postado por: Euclides Avila - coordenador de comunicação.


Nenhum comentário: