sábado, 23 de março de 2013

População espera até dois meses por emissão de Carteira de Trabalho

Prazo previsto em lei para emissão 
de CTPS é de até 15 dias

 lei garante que o prazo para emissão da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) é de até 15 dias. Mas uma mudança no sistema do Ministério do Trabalho tem atrasado o tempo para o cidadão receber usa carteira, em até dois meses, como mostrou reportagem do Jornal Pajuçara Noite desta sexta-feira (22).
O pior é que o atraso põe em risco a oportunidade de emprego de pessoas como Valdemir Duarte que solicitou sua CTPS há mais de 15 dias e ainda não conseguiu recebê-la.  
“Venho aqui na superintendência do Ministério do Trabalho em Maceió desde a última segunda-feira e o que escuto é o sistema está prejudicando a emissão. Agora fico com medo de que a empresa onde consegui emprego acabe cansando e contrate outra pessoa que chegue e apresente sua carteira de trabalho”, reclamou Valdemir Durte.
Já a enfermei Juliana Fontes reclama que o direito de cidadão não está sendo respeitado.
“Antigamente, a recebia solicitava a carteira de trabalho e recebia no mesmo dia. Agora, esse desrespeito com um o cidadão que vê seus direitos desrespeitados. Há mais de 20 dias solicitei minha CTPS e ouvi aqui na agência que tenho que esperar mais 15 dias por conta de mudanças no sistema. Um absurdo”,  declarou Juliana Fontes.
A reclamação não foi menor da estudante Marília Lucena. Ela deu entrada na CTPS no começo de fevereiro e até agora não recebeu o documento.
“Eu é que tenho que ficar ligando para saber quando a carteira vai chegar. A gente quer trabalhar e, para trabalhar, tem que ter trabalho para fazer o documento”, disse a estudante.

Fonte:
http://tnh1.ne10.uol.com.br/noticia/maceio/2013/03/23/236917/populacao-espera-ate-dois-meses-por-emissao-de-carteira-de-trabalho
Postado por:
Euclides Avila - Coordenador de Comunicação,
 Aposentados e Pensionistas.

Nenhum comentário: