sexta-feira, 1 de março de 2013

Prefeitos vão assinar convênio para emissão de carteira profissional

Superintendente do Trabalho em Alagoas destaca
a importância do documento para o cidadão
durante encontro na AMA, nesta segunda-feira           

Os prefeitos alagoanos vão assinar um convênio com a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego em Alagoas (SRTE/AL), durante reunião na próxima segunda-feira (04), na sede da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), situada no bairro do Farol, em Maceió. O objetivo é a emissão de carteiras profissionais no interior do Estado. 

Segundo o superintendente do Trabalho e Emprego, Israel Lessa, o convênio com os gestores públicos é firmado a cada quatro anos - quando da renovação dos mandatos. Ele destaca a importância de o povo alagoano possuir um documento que substitui a Identidade, o chamado Registro Geral (RG), que serve, por exemplo, para a matrícula numa instituição de ensino, à viagem para o exterior ou até para a inscrição no Bolsa Família, programa do governo Federal. 

“Nesta reunião, teremos um espaço para convidar os prefeitos a assinarem o convênio. É importante ressaltar que a carteira profissional não é só destinada ao trabalhador, mas também a todo e qualquer cidadão”, frisou Israel, revelando que somente 35 prefeituras se conveniaram à Superintendência nos últimos quatro anos.

Estabelecido o convênio, o prefeito se responsabiliza pelos equipamentos – computador, câmera filmadora, máquina para extrair a digital e um tablet -, disponibilizando dois servidores do município e uma sala para receber o público interessado. Já a superintendência fica responsável em fornecer os softwares de confecção do documento. 

Para o usuário dar entrada na carteira profissional, ele deve apresentar RG ou documento com foto, CPF e comprovante de residência. O prazo para a entrega é de 15 dias, porém, o superintendente tentará, junto ao Ministério do Trabalho, o período máximo de uma semana. 


Nova agência


Israel Lessa também sinalizou, durante entrevista ao portal Gazetaweb, com a construção de outra agência 'online' em Arapiraca, dentre as sete já existentes em Santana do Ipanema, Atalaia, União dos Palmares, Maragogi, Palmeira dos Índios, Porto Real do Colégio e São Miguel dos Campos. O segundo maior município de Alagoas possui uma gerência, mas o prédio não acompanha o desenvolvimento da cidade, levando-se em consideração sua estrutura física. 

“Tive uma audiência pública com a prefeita Célia Rocha em seu gabinete e ela me garantiu que o terreno será doado em breve, para abrigar mais uma agência online, destinada a emitir a carteira de forma instantânea”, destacou o superintendente. 


Trabalho escravo


Ao ser questionado acerca de casos envolvendo trabalho escravo, o superintendente lamentou alguns flagrantes efetuados nos dois principais setores da economia: sucroalcooleiro e construção civil. De acordo com ele, o trabalho de fiscalização contempla, atualmente, 47 auditores distribuídos pelo interior. Entretanto, o número está aquém do ideal. 

“Há uma fiscalização efetiva na agricultura, no comércio e na indústria, mas se trata de um trabalho árduo, que exige um quantitativo maior de fiscais. Portanto, é preciso concurso público para a contratação de mais quinze ou vinte auditores”, afirmou Israel.       

Fonte:
http://gazetaweb.globo.com/noticia.php?c=335229&e=6
postado por:
Euclides Avila
Coordenador de Comunicação,
Aposentados e Pensionista.

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