sexta-feira, 16 de abril de 2021

Projeto de Gratificação por desempenho junto ao Programa Nacional Previne Brasil é encaminhado ao Conselho Municipal de Saúde de União dos Palmares

   

Reunião com a Comissão Permanente de Negociação
Reunião com a Comissão
Permanente de Negociação




A Diretoria do Sindicato dos Trabalhadores Públicos Municipais de União dos Palmares, trabalhando para resolver as demandas apresentadas pelos ACSs e ACEs, abriu o diálogo, criando uma mesa de negociação, com a Secretária Municipal de Saúde, Conselho Municipal de Saúde, Servidor, representante do Sindicato - SINDACS e SINTPMUP.

Foram realizadas várias reuniões na busca de acharmos uma solução do incentivo financeiro destinado pelo Programa Previne Brasil, e na última quarta-feira, 14 de abril de 2021, a Secretária Municipal de Saúde Geany Vergeth com o entendimento, e atendendo a solicitação da Comissão, apresentou na reunião do Conselho Municipal de Saúde o Projeto que institui ao âmbito da Secretaria Municipal de Saúde a gratificação por desempenho, junto ao Programa Previne Brasil.


Reunião com a Comissão
Permanente de Negociação

Vamos continuar trabalhando juntos, para que o conselho aprecie e aprove esse projeto o mais rápido possível, para que os profissionais sejam contemplados e a gestão possa fortalecer e melhorar o sistema de atendimento ao usuário.

Em nome da Comissão quero agradecer a todos os membros da Comissão, do Sindicato, da Gestão da Saúde e do Conselho Municipal pelo entendimento, e ao Servidor pelo apoio e confiança em nosso trabalho. Finalizou Tita do Sindicato.

Juntos Somos Fortes e Unidos Venceremos Sempre.


Reunião com a Comissão
Permanente de Negociação







Entenda o que é o Previne Brasil


Previne Brasil - Novo modelo de financiamento para a APS

O programa Previne Brasil foi instituído pela Portaria nº 2.979, de 12 de novembro de 2019. O novo modelo de financiamento altera algumas formas de repasse das transferências para os municípios, que passam a ser distribuídas com base em três critérios: capitação ponderada, pagamento por desempenho e incentivo para ações estratégicas.

A proposta tem como princípio a estruturação de um modelo de financiamento focado em aumentar o acesso das pessoas aos serviços da Atenção Primária e o vínculo entre população e equipe, com base em mecanismos que induzem à responsabilização dos gestores e dos profissionais pelas pessoas que assistem. O Previne Brasil equilibra valores financeiros per capita referentes à população efetivamente cadastrada nas equipes de Saúde da Família (eSF) e de Atenção Primária (eAP), com o grau de desempenho assistencial das equipes somado a incentivos específicos, como ampliação do horário de atendimento (Programa Saúde na Hora), equipes de saúde bucal, informatização (Informatiza APS), equipes de Consultório na Rua, equipes que estão como campo de prática para formação de residentes na APS, entre outros tantos programas.

Nesta página do portal da APS, você encontrará informações sobre o novo financiamento. Em caso de mais dúvidas, envie mensagem para o e-mail aps@saude.gov.br

Fonte: https://aps.saude.gov.br/gestor/financiamento


Nenhum comentário: