quinta-feira, 7 de maio de 2020

SINTPMUP na Luta pelo salário do Servidor

Senado aprova projeto que prevê ajuda financeira a estados e municípios


O Senado aprovou nesta quarta-feira (6), em sessão remota, por 80 votos a zero, o projeto que prevê ajuda financeira da União a estados e municípios.

Como contrapartida para a ajuda o congelamento de salários de servidores municipais, estaduais e federais. Esse texto foi aprovado com aval do Palácio do Planalto.

O Senador, Davi Alcolumbre (DEM-AP), apresentou o novo relatório, só poderão receber aumento os servidores que estejam na linha de frente do combate à pandemia.

Reajuste do Salário de Servidores


De acordo com o parecer aprovado no senado, apenas os seguintes servidores poderão sofrer reajuste salarial, desde que estejam atuando diretamente no combate à pandemia :

funcionários públicos da área da saúde; funcionários públicos da área de segurança;
militares das Forças Armadas;
servidores da Polícia Federal (PF);
servidores da Polícia Rodoviária Federal (PRF);
guardas municipais;
trabalhadores da educação pública como os professores;
agentes socioeducativos;
profissionais de limpeza urbana e de serviços funerários;
profissionais de assistência social;
servidores das carreiras periciais, como os peritos criminais.

O Congelamento de Salários de servidores


Os servidores que não se enquadrar nessas condições de estar trabalhando diretamente na linha de frente no combate a pandemia, só poderão ter reajuste de salário em 2022 .

Senadores ponderaram que a necessidade de comprovar uma "vinculação" entre o reajuste e o trabalho efetivo no combate à pandemia pode ser considerado inconstitucional.

Vamos aguardar a sanção do Presidente da República, para  assessoria jurídica do sindicato fazer uma análise no texto sancionado, após essa análise a diretoria do Sintpmup passará os encaminhamentos necessários a categoria, a luta continua. Finalizou Tita do Sindicato


Nenhum comentário: