quarta-feira, 20 de dezembro de 2017

Servidores cobram investigação sobre a Previdência dos municípios de Alagoas

Eles foram à AMA e devem pedir suporte ao MP para apuração do regime

 Por Jobison Barros e Thiago Gomes    18/12/2017 11h15 - Atualizada às 18/12/2017 14h42

Servidores municipais protocolam ofício na Presidência da AMA
FOTO: GILBERTO FARIAS

Um grupo de servidores municipais, acompanhado por integrantes da Central Única dos Trabalhadores (CUT) em Alagoas, entregou um ofício na presidência da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), na manhã desta segunda-feira (18), pedindo uma audiência pública com os prefeitos a fim de discutir o regime da Previdência. Além disso, eles devem ir ao Ministério Público Estadual (MPE), para entregar outro ofício pedindo investigação no fundo de Previdência das cidades.


Izac mostra ofício com pedido de audiência pública 
FOTO: GILBERTO FARIAS
O secretário de organização da CUT/AL, Izac Jacson, informou que 78 municípios alagoanos possuem o regime próprio de previdência e mais de 50 desses estariam falidos. 
"No máximo em 5 anos, os gestores não vão conseguir pagar a folha aos aposentados e pensionistas pelos seguintes motivos: sucateamento da Previdência, seja porque não depositaram por algum motivo ou pelo próprio roubo mesmo, uma apropriação indébita", revela.
Além das denúncias, os servidores querem discutir pontos para que os prefeitos levem a Brasília antes da votação. Dentre eles, estão o tempo de contribuição (hoje são 15 anos e a reforma da Previdência busca passar pra 40) e a idade (hoje são 55 anos para as mulheres e 60, homens, mas, com a reforma, a proposta é passar as mulheres para 62 anos e os homens para 65).
Servidor de Campo Grande fala sobre situação do município 
FOTO: GILBERTO FARIAS
O outro ponto de discussão é a quebra dos direitos adquiridos para os servidores que entraram no serviço público antes de 2013. E a questão da paridade e integralidade com os aposentados.
O professor de Campo Grande, Ivan Ponciano, explicou que a situação no município é preocupante. "Para se ter uma ideia, não sabemos se o repasse da Previdência neste ano está sendo feito realmente", pontuou.
A assessoria da AMA encaminhou  uma nota à Gazetaweb, onde apóia a mobilização dos servidores e informou que o assunto será tratado pela entidade na primeira semana de Janeiro, após o recesso natalino. Confira a nota na íntegra:
A AMA como entidade municipalista apoia qualquer mobilização que beneficie a população e fortaleça os municípios, sobretudo o que é de direito como a compensação previdenciária sem a qual as finanças das previdências próprias nunca se equilibrarão.
Essa será uma das primeiras pautas a ser agenda na entidade após o recesso natalino, que inicia amanhã, dia 19, e encerra na segunda-feira, dia 02 de janeiro.
Insatisfeitos com a Previdência, servidores se reúnem em frente à AMA
FOTO: GILBERTO FARIAS

Matéria extraída de: 
http://gazetaweb.globo.com/portal/noticia/2017/12/servidores-cobram-investigacao-sobre-previdencia-dos-municipios-de-alagoas_45785.php

Nenhum comentário: