segunda-feira, 19 de junho de 2017

Concurso terá até mil vagas na Educação em AL


nan Filho
O governo de Alagoas vai abrir entre 1,5 mil e 2 mil vagas em concursos públicos que serão realizados ainda em 2017. O processo de elaboração dos editais já foi iniciado. O governador do estado, Renan Filho (PMDB), antecipou, recentemente, que serão abertas aproximadamente mil vagas para a Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar.
Outra área que será contemplada com concursos em Alagoas é a da Educação. O governador revelou, com exclusividade, que serão definidas entre 500 e mil vagas, dependendo de estudos que estão sendo concluídos e que levam em conta, além da carência de professores na rede estadual, a capacidade do estado de aumentar suas despesas.
“Alagoas, assim como outros estados, assinou o acordo de renegociação da dívida com a União, que prevê, a partir de 2017, um teto para aumento de gastos. Dentro deste limite, vamos avaliar as carências existentes na Educação e fazer um concurso com o máximo de vagas que for permitido pela legislação”, explica Renan Filho.
O governador acredita que o concurso terá um quantitativo, nessas condições, entre 500 e mil vagas. Os professores concursados irão substituir monitores, que trabalham hoje sob regime de contrato por seleção simplificada na rede estadual.
Edital
O Governo do Estado já deu início ao processo de elaboração de edital para a realização de concursos públicos no Estado, sobretudo nas áreas de educação e segurança pública.
O anúncio foi feito recentemente pelo governador Renan Filho, que deixou evidente que a situação econômica de Alagoas, assim como do restante do país, requer cautela e precaução. Entretanto, lembrou que, recentemente, o Estado convocou 800 candidatos da reserva técnica do concurso da Polícia Militar, além de professores da Uneal e Uncisal.
“As contas do Estado, assim como em todo o país, vivem um momento de dificuldade, mas eu tenho a segurança em fazer um concurso público para poder chamar as pessoas”, destacou o governador.
O edital do certame está tramitando na Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag) e brevemente será concluído. É pretensão do governador Renan Filho realizar concurso público, ainda este ano, para a Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e professores da rede estadual. A convocação da reserva técnica da Polícia Civil também está nos planos do gestor estadual.
“Recentemente, nomeamos novos servidores para o Estado; agora, com os concursos públicos, vamos preencher vagas em áreas que os alagoanos mais precisam, como saúde, educação e segurança pública”, justificou Renan Filho, lembrando que já convocou – em menos de dois anos – médicos, professores e policiais. Existe ainda a possibilidade de realização de concurso público na aérea da Fazenda Estadual.

Nenhum comentário: