segunda-feira, 11 de maio de 2015

Centrais sindicais organizam greve geral contra ajuste fiscal


Centrais sindicais se organizam para uma paralisação geral de trabalhadores no dia 29 de maio. A mobilização é em resposta à aprovação da Medida Provisória 665, aprovada na Câmara Federal, e ao projeto que amplia as terceirizações no País, também aprovado pela Câmara, que tramita no Senado.
A Central Única dos Trabalhadores (CUT), a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), a Nova Central, a Intersindical, e movimentos sociais deverão liderar o dia de paralisação.
Para o presidente da CTB no Ceará, Luciano Simplício, “a MP 665 será um grande prejuízo porque retira os direitos principalmente nesse período de crise em que a rotatividade aumenta”.
O presidente da CUT, Vagner Freitas, questionou o processo de construção das medidas, que, segundo ele, não ouviu as centrais sindicais, mirando apenas em quem trabalha e gera renda. “Ao longo dos tempos, ajustes fiscais são parte de um receituário neoliberal que usa o pretexto de equilibrar as contas do Estado para retirar direitos dos trabalhadores e cortar investimentos públicos no País”. A Central afirmou que vai protestar nas galerias da Câmara Federal na votação da segunda parte do ajuste fiscal, a Medida Provisória 664.
De acordo com Zé Batista, dirigente do CPS Conlutas no Ceará, a MP 665 “foi um duro golpe aos trabalhadores”. Segundo ele, a mobilização deverá protestar contra todo o projeto de ajuste fiscal proposto pelo governo da presidente Dilma Rousseff (PT).
Na próxima segunda-feira, 11, às 14 horas, a CSP Conlutas deverá discutir a paralisação em sua sede em Fortaleza. O encontro de trabalhadores, pertencentes a variados setores, organizará os rumos da mobilização na Capital cearense. Estarão presentes vigilantes, funcionários da construção civil, servidores públicos do Estado, motoristas e cobradores, além do Movimento dos Trabalhadores Sem-Terra. (Wagner Mendes)
Fonte: http://www.opovo.com.br/app/opovo/politica/2015/05/08/noticiasjornalpolitica,3434523/centrais-sindicais-organizam-greve-geral-contra-ajuste-fiscal.shtml

Nenhum comentário: