terça-feira, 13 de janeiro de 2015

Servidores de União procuram o MPE para mediar impasse com município

Categoria, que está sem receber salários, teve reunião com o procurador-geral

Gazetaweb com Ascom
Servidores de União dos Palmares estiveram
no MPE nesta segunda-feira (Foto: Divulgação)

Os servidores da Prefeitura Municipal de União dos Palmares se reuniram, na manhã desta segunda-feira (12), com o procurador-geral de Justiça, Sérgio Jucá, para pedir a intermediação do Ministério Público Estadual na tentativa de encontrar uma solução para o pagamento de salário atrasado. A categoria retomou os serviços e irão aguardar uma próxima reunião com o prefeito Alberto Borba de Barros Baia.

Durante o encontro, a comissão de servidores, que chegou acompanhada de representantes da Central Única dos Trabalhadores (CUT), informou que a Prefeitura de União dos Palmares não efetuou o pagamento do mês de dezembro aos servidores da área da Educação, o que estaria deixando muitas pessoas com contas atrasadas. "Queremos apenas aquilo que nos é de direito. Precisamos receber o mês de dezembro e a outra metade relativa ao 13º salário de 2014. Já fizemos a reivindicação junto ao Município, entretanto, não houve avanço, por isso, apelamos para o Ministério Público", disse Olivano Dias de Albuquerque, presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de União dos Palmares.

"Ouvimos as alegações dos funcionários e, agora, daremos o direito ao contraditório ao prefeito Alberto Borba de Barros Baia. Vamos saber o que ele tem a dizer a respeito do assunto, para, então, encontrarmos uma forma de solucionar esse impasse. Nossa intenção é promover uma nova reunião, envolvendo as duas partes interessadas", explicou Sérgio Jucá.

Transferência de recursos 

De acordo com Antônio Ferreira, advogado da CUT, os servidores querem informações a respeito do repasse constitucional que dever ser feito, todos os meses, pelo governo federal aos municípios. "Oficialmente ainda não sabemos se a transferência do mês de novembro aconteceu. Tentamos buscar esse dado, porém, ninguém da Prefeitura nos informou. Se por acaso o repasse ocorreu, o dinheiro teria que servir para o pagamento da folha da Saúde. Do contrário, se não aconteceu ainda, temos o direito de saber se existe uma previsão, afinal, são cerca de 320 trabalhadores que aguardam seus salários para poder pagar suas contas e manter suas famílias", argumentou Ferreira.

Após ouvir os relatos dos funcionários e receber um documento que trata dos problemas já explicados, o procurador-geral de Justiça, Sérgio Jucá, pediu para que o grupo formasse uma nova comissão, composta por quatro pessoas, para que, até o final dessa semana, ela possa se reunir novamente com ele e também com o prefeito de União dos Palmares. "Da mesma forma, vou pedir para que o gestor venha ao Ministério Público, acompanhado por três membros da sua equipe, para que, juntos, consigamos encontrar uma saída para o problema", declarou Jucá.


Fonte: http://gazetaweb.globo.com/noticia.php?c=386139&e=6

Nenhum comentário: