segunda-feira, 7 de abril de 2014

SERVIDORES DA PREFEITURA DE UNIÃO ACUSAM PREFEITO DE ‘MOROSIDADE’

Texto e fotografia: Jornalista Ivan Nunes
Postagem: Alcides Manoel - Coordenador de Comunicação

Cerca de trezentos servidores municipais foram as ruas protestar
Pneus foram incendiados defronte a Prefeitura de União dos Palmares

Dezenove itens motivaram a diretoria do Sindicato dos Trabalhadores Públicos Municipais de União dos Palmares, (SINTPMUP) reunir boa parte de seus associados para delibarerem com o prefeito Beto Baia. Eles alegam morosidade nos preitos da categoria na vasta pauta de reivindicações para este primeiro semestre de 2014, visto que já foram encaminhadas por parte da categoria e até agora a prefeitura municipal não deu nenhuma resposta.


Diante dessa situação os servidores municipais ganharam as ruas da cidade, a partir da secretaria municipal de saúde, onde protestaram com relação a essa situação que eles consideram como “uma desatenção, governo moroso, um macête”, do prefeito Beto Baia para ganhar tempo com vista aos prazos das eleições que se avizinham onde a partir do dia 7 de abril fica proibido a concessão de benefícios para o servidor público em qualquer esfera, e ele usar a legislação eleitoral como pano de fundo.


Para o presidente do sindicatos dos servidores municipais, Olivânio Tita, “a categoria já se reuniu com o secretário de administração, Francisco Viana, onde ele se comprometeu que daria em muito breve uma resposta sobre os itens apresentados pela categoria e, fazem dois meses do mais puro silêncio. Daí, estamos promovendo essa manifestação para ver se o prefeito Beto Baia acorda prá vida”, disse o sindicalista


As reivindicações da categoria são: cumprimento da Lei Municipal 1217/2011 e 1218/2011 que garante o enquadramento no PCCS a todos os servidores municipais. Os demais itens são os constantes cortes de salários, gratificações e adicionais dos servidores da secretaria municipal de saúde (servidores de licença médica); Correção da tabela do PCCS da saúde e reajuste salarial para a data base 2014; Reajuste salarial dos servidores efetivos do Serviço Autônomo de Água e Esgoto – SAAE, com data base em 01 de janeiro de cada ano.



O sindicato também pede que haja reajuste salarial para os servidores municipais do quadro efetivo da secretaria geral de Administração e Saúde, com data base em março de cada ano; Garantia do repasse integral do incentivo do Ministério da Saúde aos Agentes Comunitários de Saúde, ao final de cada ano, e transparência sobre onde são aplicados a parcela do Incentivo Adicional do Ministério da Saúde e aos Agentes Comunitários de Saúde(ACS); data fixa em cada mês para pagamento dos salários dos profissionais da secretaria municipal de saúde, pois antes o pagamento era todo dia 30 de cada mês.


Eles pedem também a atualização do pagamento do PMAQ – Programa Nacional de Melhorias do Acesso e da Qualidade – , e a transparência de quantos profissionais recebem o PMAQ(valor de cada profissional e onde é aplicado o restante dos recursos); Concessão de férias e pagamento de um terço de férias referente aos anos de 2011, 2012 e 2013. Querem também o pagamento de diárias realizadas pelos servidores da secretaria municipal de Saúde (carga horária, desempenho da função, transferência de servidores); Melhores condições de trabalho (material de expediente, fardamento, protetor solar). Padronização do trabalho as equipes e Direito a participação em reuniões e movimentos para que possamos prestar um serviço de qualidade.


Na extensa lista de reivindicações, o sindicato pede que haja o retorno das diárias dos motoristas da secretaria municipal de Saúde, que recebiam há dez anos o complemento de 10 horas; Auxílio alimentação que contemple a todos os servidores efetivos da secretaria municipal geral de administração e secretaria municipal de saúde; pedem o repasse do pagamento do empréstimo consignado da Caixa Econômica Federal e que prestem informações da RAIS para pagamento do PIS-PASEP de todos os servidores públicos municipais.


O sindicato pede a volta do café da manhã dos Guardas Municipais e Servidores da Infraestrutura; contratação da médica do Trabalho para o município e a realização do Concurso Público Municipal. No final do protesto, que teve a queima de pneus na frente da sede administrativa da prefeitura municipal, o secretário geral de administração, Francisco Viana, decidiu receber os manifestantes para deliberar sobre a pauta.

Fonte: http://www.blogapalavra.com/materia.php?materia=672

Nenhum comentário: