segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Sindicatos Contemporâneos Por Carlos Santos



Os pilares dos sindicatos são fundamentados na defesa dos interesses econômicos, profissionais, sociais e políticos dos seus associados. Visam também aos estudos das áreas em que atuam e realizam atividades (palestras, reuniões, cursos) voltadas para o aperfeiçoamento profissional dos associados.

Os sindicatos teve seu surgimento durante a Revolução Industrial na Inglaterra (século XVIII). Onde a burguesia industrial inglesa buscavam maiores lucros, menores custo, buscava-se também alternativas para melhorar a produção de mercadorias.  Essa burguesia tinha capital suficiente para financiar as fábricas, comprar matéria-prima, máquinas e contratar empregados.

O mercado consumidor inglês também pode ser destacado como importante fator que contribuiu para o pioneirismo inglês. Havia, portanto as necessidades desses trabalhadores de se organizarem para lutar por melhores condições de trabalho, deem surgiu à primeira forma da classe trabalhadora organizada, e formaram as trade unions (espécie de sindicatos) com o objetivo de melhorar as condições de trabalho dos empregados.

Neste período surgiram-se vários movimentos, porém, entre os violentes destacou-se o ludismo, mais conhecidos como "quebradores de máquinas", os ludistas invadiam fábricas e destruíam seus equipamentos numa forma de protesto e revolta com relação à vida dos empregados. O movimento Black Bloc infiltrados nos movimentos de greve em Rio de Janeiro na atualidade assemelha-se ao Ludismo, responsável por depredar o patrimônio público e privado.

Para o movimento Black Bloc essa também é uma forma de expressar a sua revolta pelas atuais ações dos governos. O Cartismo foi mais brando na sua forma de atuação, pois optou pela via política, conquistando diversos direitos políticos para os trabalhadores.

Os sindicatos contemporâneos tem sua fundamentação no Cartismo, onde buscam de forma democrática as resoluções dos impasses, sempre em defesa dos interesses dos associados visando desta forma o bem-estar de seus filiados.

Carlos Santos

Referência:
http://www.suapesquisa.com/industrial/ acessoem 25/10/2013 ás 14:25
 
Fonte:http://www.jmarcelofotos.com/2013/10/sindicatos-contemporaneos-por-carlos.html
 
 
Postado por: Euclides Avila _ Coordenador de comunicação.

Nenhum comentário: