quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Greve dos garis que já dura quatro dias faz acumular 280 toneladas de lixo nas ruas de União



Greve dos garis em União já dura 4 dias

Dez meses após a greve de dezembro de 2012, funcionários contratados pela Prefeitura Municipal de União dos Palmares com o apoio do Sindicato dos Funcionários da categoria retomaram a paralisação dos serviços de coleta de lixo na cidade, deixando durante os quatro dias de greve cerca de 280 toneladas (União produz 70 mil quilos de lixo por dia) de entulho e lixo domestico espalhados pelas ruas, residências e lojas.

Segundo o presidente do SINTPMUP (Sindicato dos Trabalhadores na Prefeitura de União dos Palmares) conhecido como TITA que acompanha desde segunda feira toda movimentação paredista com os diretores da instituição, o Município estaria inadimplente com os 918 funcionários espalhados pelas diversas secretarias pelo fato de não haver repassado a importância de R$ 45,00 a cada um (o que totaliza R$ 50.000) desde janeiro referente a reposição salarial prometida pelo Prefeito do município Dr. Carlos Alberto Baia conhecido como Dr. Beto Baia.

‘No caso especifico da Secretaria de Infra Estrutura onde são lotados 134 servidores efetivos e 130 contratados, apenas 18 deles estão com seus repasses referentes a Bolsa Alimentação atrasados o que totalizaria a quantia de cerca de dez mil reais, cuja quantia, já autorizado o pagamento pelo Prefeito, o secretário de Finanças senhor Roberto Carnaúba insiste em não repassar, deixando o secretário da pasta ex-vereador Edvan Correia – Bobo – em situação difícil’ disse o líder classista a TRIBUNA.

Na noite da terça feira, os grevistas após uma rápida deliberação concordaram que a TRIBUNA UNIÃO tivesse acesso ao gabinete do secretário onde acontecia uma rodada de negociações. Nos debates, Bobo ao sentir a resistência de seus funcionários ligou para o Secretário Carnaúba que prometeu para a manhã do dia seguinte (que seria ontem) o dinheiro creditado na conta dos garis, o que não aconteceu e motivou a permanência do estado de greve da categoria.

O secretário Bobo disse a imprensa que como conseqüência da paralisação, os  ônibus de transporte dos estudantes que são guardados no pátio da secretaria também estão impedidos de circular pelos grevistas, e outros serviços municipais a exemplo do maquinário que poderia estar servindo aos agricultores está retidos’ afirmou o secretário.

Entre os grevistas, começa a tomar corpo a idéia da paralisação das demais secretarias municipais que poderiam aderir a greve a cuja reinvidicação do repasse atrasado seria adicionado o fato político de ser solicitado do prefeito o imediato afastamento do secretário Roberto Carnaúba ‘que é o único responsável pelo caos administrativo instalado no município’ disse um grevista revoltado.

redação //
Fonte:http://www.tribunauniao.com.br
Postado por: Euclides Avila - Coordenador de Comunicação.

Nenhum comentário: