sábado, 5 de outubro de 2013

25 ANOS DA CONSTITUIÇÃO BRASILEIRA

Aniversário da Constituição da República


constituição

O Brasil, desde a sua independência, teve sete Constituições: as de 1824, 1891, 1934, 1937, 1946, 1967 e 1988. Alguns consideram como uma oitava Constituição a Emenda nº 1 , outorgada pela junta militar, à Constituição Federal de 1967, que teria sido a Constituição de 1969. No entanto, a história oficial considera apenas sete.A Constituição brasileira foi inspirada na norte-americana, onde se optou pelo sistema presidencialista de governo, com a adoção de doutrina tripartidária, baseada na divisão dos poderes entre Executivo, Legislativo e Judiciário. 

De acordo com o Princípio da Supremacia Constitucional as leis só são livres para estabelecer o que a Constituição concede e permite.

Assim é que as bases da Constituição de 1988 devem ser reconhecias e disseminadas, mas em todos os segmentos da sociedade brasileira e não tão somente nos círculos jurídcos e acadêmicos.

O povo que desconhece sua Constituição, desconhece sua própria CIDADANIA, desconhece o verdadeiro valor da palavra LIBERDADE, não vive plenamente em um Estado Democrático de Direito e, no final das contas, ainda não pode ser considerado um povo de país verdadeiramente INDEPENDENTE e SOBERANO!!

Viva a Democracia !

Fonte:http://www.gostodeler.com.br/materia/13809/aniversario_da_constituicao_da_republica.html

Postado por: Euclides  Avila- Coordenador de Comunicação.




Nenhum comentário: