terça-feira, 17 de setembro de 2013

Indígenas vão ter atendimento de médicos estrangeiros

Povos indígenas em Alagoas devem receber, a partir de janeiro, médicos estrangeiros cadastrados no Programa Mais Médicos, do governo federal. É o que prevê a representante do Ministério da Saúde, Josinete Marques da Silva. Ela passou essa informação, na manhã desta terça-feira (17), quando os vinte e dois médicos estrangeiros que estão em Alagoas para atuar depois que foram mobilizados pelo governo federal começaram a receber orientações sobre o estado, sobretudo dos municípios onde vão trabalhar. 

A Oficina de Acolhimento dos Médicos do programa Mais Médicos foi iniciada nesta manhã e deve durar três dias, no auditório da Secretaria de Estado da Saúde (Saúde). A expectativa do grupo de profissionais é grande para colocar em prática, no Brasil, o conhecimento que adquiriu lá fora.

As cubanas Ludmila e Lucia Maria Dominguez estão ansiosas para começar o trabalho no interior alagoano. Sorridentes, elas participam da oficina e dizem que esperam, por meio do Programa Mais Médicos, contribuir muito para a saúde pública aqui no estado. “Estamos sendo muito bem tratadas, muito bem acolhidas pelo povo alagoano. Queremos logo iniciar as atividades para ajudar o povo brasileiro”, relatam.

O secretário estadual de Saúde, Jorge Villas Boas, afirmou que o Mais Médicos não seria a solução para os problemas enfrentados pela saúde pública do país, mas se trata de um alento para melhorar o quadro atual. Segundo ele, está mais do que provado que há carência muito grande de médicos, principalmente nas regiões Norte e Nortes do Brasil. “O programa Mais Médicos chega para contribuir com a saúde, mas não é a solução. Tem que se investir mais e dar condições para que os profissionais brasileiros e estrangeiros possam atuar bem”, comentou.

A apoiadora do Ministério da Saúde, Josinete Marques da Silva, considera que a oficina para os profissionais estrangeiros é necessária para dar um panorama do que eles vão encontrar nos municípios onde atuarão. O minicurso inclui a distribuição de um kit, que eles consideram de sobrevivência em solo alagoano. Nele constam materiais informativos do perfil das cidades.

De acordo com o Estado, a maioria dos médicos estrangeiros vai ser mobilizada para o Sertão e Agreste. A oficina dura três dias e quinta-feira o grupo vai para os municípios, onde deve receber mais orientações e vai ficar aguardando, a partir de então, a autorização para iniciar o trabalho. A expectativa é que povos indígenas em Alagoas possam receber médicos de fora em janeiro.

MAIS MÉDICOS

O Programa Mais Médicos faz parte de um amplo pacto de melhoria do atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), que prevê mais investimentos em infraestrutura dos hospitais e unidades de saúde, além de levar mais médicos para regiões onde há escassez e ausência de profissionais. Com a convocação de médicos para atuar na atenção básica de municípios com maior vulnerabilidade social e Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI), o Governo Federal garantirá mais médicos para o Brasil e mais saúde para os usuários do SUS.
Postado por: Euclides Avila- Coordenador de Comunicação.

Nenhum comentário: