domingo, 11 de agosto de 2013

Médicos estrangeiros são selecionados para atuar em três municípios de AL

Gazetaweb com informações do G1

Três médicos do exterior e um brasileiro formados em instituições estrangeiras foram selecionados pelo Ministério da Saúde (MS), dentro do programa Mais Médicos, para atuar no Sistema Único de Saúde (SUS) em municípios alagoanos. Outros quatro profissionais formados no Brasil também constam na lista dos que passarão a atender a população do Estado, conforme informações divulgadas pelo governo federal.
 

Foram selecionados o brasileiro Guilherme Rodrigues Giovanetti, que se formou em instituição estrangeira e irá atuar na cidade de Porto de Pedras; e os estrangeiros Erika Csorva Araújo, que vai trabalhar em Joaquim Gomes; Graciela Monica Diletto, que atuará em Belém, e Rolando Cuevas Delgado, que foi escalado para Arapiraca.

Entre os formados no Brasil ou que tiveram o diploma revalidado no país, vão trabalhar em Alagoas os médicos Bruno Nogueira Bezerra Tavares, lotado em Marechal Deodoro; Érica Rezende Cordeiro Matos, em Satuba; Lourival Vicente da Silva, em Santana do Ipanema, e Nayara Vilas Boas Bahia, escolhida para atuar no município de Maragogi. 

Confira aqui a lista completa dos médicos selecionados: http://www.gazetaweb.com

Em todo o país, foram selecionados 715 médicos formados no exterior e que passarão a trabalhar em municípios brasileiros, com o objetivo de aumentar a assistência à população do interior e da periferia das grandes cidades. 
Do total de profissionais escolhidos, cujo contrato terá validade de dois anos,194 são brasileiros que estudaram fora do Brasil e 521 são estrangeiros. Conforme o governo, a maioria dos selecionados é da Espanha, Argentina e Portugal. 


Os estrangeiros escolhidos terão até segunda-feira (12) para entrar no sistema e indicar se aceitam ou não a cidade para a qual foram selecionados. Pelas regras do programa, os profissionais passarão por um período de três semanas de preparação no Brasil antes de começar a trabalhar, o que deve acontecer ainda em setembro.

Durante a preparação, eles terão aulas de português, vão estudar o SUS, os procedimentos e medicamentos usados na saúde pública brasileira, e estarão sob avaliação.

Cumprida essa etapa, os estrangeiros irão trabalhar. Cada médico terá um supervisor vindo de uma universidade federal que fará visitas periódicas. O supervisor também ficará à disposição para tirar dúvidas por telefone ou internet, segundo o MS.

Postado por : Euclides Avila- Coordenador de Comunicação.

Nenhum comentário: