domingo, 11 de agosto de 2013

Mais Médicos recebe inscrição de 715 formados no exterior

O Ministério da Saúde divulgou, neste sábado (10/08), a lista de 715 médicos com diplomas do exterior que indicaram municípios para participar do primeiro mês de seleção do Programa Mais Médicos. Destes, 194 são brasileiros. Os profissionais, de 50 países diferentes, foram alocados em 268 cidades. 
Outros 367 brasileiros indicaram novamente as opções de municípios, grupo que tem prioridade nas vagas. Os médicos, brasileiros e estrangeiros, têm até segunda-feira (12/08) para confirmar participação no programa.
O Ministério da Saúde divulgará a lista final de participantes do primeiro mês de seleção na terça-feira (13/08). A próxima chamada de médicos e municípios começa no dia 15 de agosto. Os médicos do programa receberão bolsa federal de R$ 10 mil, paga pelo Ministério da Saúde, mais ajuda de custo, e farão especialização em Atenção Básica durante os três anos do programa.
“Em um mês de seleção, conseguimos mobilizar um grande número de profissionais, brasileiros e estrangeiros, que demonstraram interesse em atuar nas regiões mais carentes do Brasil. Muitos dos moradores dessas regiões passarão a ser atendidos por um médico, e sabemos a grande diferença que faz um profissional perto da população. Esse é apenas o início do programa, o processo continua aberto e usaremos de todas as estratégias para suprir as mais de 15 mil vagas apontadas pelos municípios”, destacou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.
Os brasileiros têm prioridade no preenchimento dos postos. As vagas remanescentes são oferecidas primeiramente aos brasileiros graduados no exterior e em seguida aos estrangeiros. Os médicos com diplomas do exterior atuarão com autorização profissional provisória, restrita à atenção básica e às regiões onde serão alocados.
A região Sul deverá receber o maior número de profissionais estrangeiros, com 204 médicos, seguida da região Sudeste, com 162. O Nordeste deverá receber 153 médicos do exterior, o Norte, 137, e o Centro-Oeste, 59.
Neste primeiro mês de seleção, 938 profissionais brasileiros confirmaram participação. A maioria (51,8%) atuará nas periferias de capitais e regiões metropolitanas e os 48,1% restantes em municípios do interior de alta vulnerabilidade social, totalizando 404 cidades atendidas na primeira chamada de profissionais.
O número de vagas preenchidas, até o momento, equivale a 6% da demanda dos municípios, que apontaram a necessidade de 15.460 médicos para completar seus quadros na atenção básica do Sistema Único de Saúde (SUS). Apenas 11,4% dos 3.511 municípios que aderiram à iniciativa vão receber profissionais nesta etapa. 
Os profissionais selecionados começam a trabalhar no início de setembro. A partir de 13 de agosto, a Coordenação do Programa informará aos municípios os dados dos médicos.
Postado por: Euclides Avila - Coordenador de Comunicação.

Nenhum comentário: