sábado, 13 de julho de 2013

JMJ: anfitriões já preparam suas casas para receber os peregrinos

A Jornada Mundial da Juventude só começará oficialmente no próximo dia 23 de julho, mas os preparativos dos voluntários moradores do Rio que irão hospedar peregrinos em suas casas já estão a todo vapor. Cuidados como o cardápio do café da manhã e com os quartos dos visitantes já começaram a ser planejados pelos anfitriões.







JMJ: anfitriões preparam suas casas para receber os peregrinos






De acordo com a organização da JMJ Rio2013, foram contabilizadas no sistema de hospedagem solidária cerca de 300 mil vagas cadastradas e 155 mil peregrinos se inscreveram no evento com a opção de hospedagem. Além de casas de família, há alternativa de se alojar em paróquias, escolas, clubes e ginásios.
Para o arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani Tempesta, a hospedagem beneficia não somente os peregrinos, mas também aqueles que acolherão: “Quem recebe um jovem em sua casa não recebe um desconhecido, mas um irmão na fé. É uma chance de conhecer realidades de todo o mundo e deixar uma visão positiva do Rio”, destaca.

Uma das anfitriãs voluntárias dessa JMJ Rio2013 é psicóloga Maria José Zovico, 69 anos. Moradora da Barra da Tijuca, ela irá abrir as portas da sua casa para seis fiéis durante a jornada.
Inicialmente, seriam “apenas” quatro hóspedes, mas ela explica que tudo mudou quando a organização do evento realizou o check up na residência, para avaliar se está apta para receber os peregrinos: “Me inscrevi para receber quatro hóspedes, mas quando eles vieram fazer a avaliação, viram que tinha espaço e me perguntaram se eu aceitaria mais dois. Parei e pensei: ‘mais dois não vai fazer diferença’. Aceitei”.


Dona Maria José, que hospedará seis peregrinos na JMJ Rio2013
Dona Maria José, como todos os cadastrados, ainda não sabe quem são, quais as nacionalidades ou quando chegarão os peregrinos, e, por isso, segundo ela mesmo diz, a expectativa é grande. Mesmo com essas dúvidas no ar, ela já faz planejamentos para a chegada dos hóspedes.

“A organização do evento não faz exigências como servir alimentação, eles só pedem o espaço para dormir, que necessariamente não precisa ser uma cama. Felizmente, tenho três quartos vazios em casa e em cada um ficarão dois peregrinos. Nesta semana, já vou começar a botar os lençóis na cama e fazer umas compras. Também já fiz, mentalmente, um cardápio. Vou servir um café da manhã e de noite vou sempre servir uma salada e um prato como, por exemplo, empadão, arroz de forno”, projeta a hospedeira.
Para poder receber os peregrinos em sua casa, Maria José conta que teve de deixar de lado, temporariamente, até os próprios parentes: “É um ato de desapego e de solidariedade o que vou passar nesses dias de jornada. Vou deixar de receber meus filhos em casa para poder ajudar esses jovens, o que é muito importante, pois é neles que começa a evangelização. Eles levarão a experiência para a vida toda e merecem todo o meu respeito, carinho e dedicação na hospedagem. Eu só falo português, mas tenho certeza que vamos nos entender muito bem durante a passagem deles por aqui. Será uma troca muito boa de experiências”, ressalta.

A vizinha de condomínio de Maria José, a fonoaudióloga Ana Castelo, 57 anos, também passou pela mesma situação da amiga. Quando a organização do evento visitou sua residência para avaliar se é possível abrigar os peregrinos, lhe pediram para hospedar mais duas pessoas.

“Queria receber dois peregrinos, mas quando me perguntaram, concordei que seria viável receber quatro pessoas. Além do espaço para dormir, a organização também preza pelo número de banheiros da casa. Estou muito vibrante com a chegada dos peregrinos para essa JMJ e quero abrir a minha casa com muito amor e dedicação”, afirma Ana.

Dona Ana Castelo, em um dos quartos onde ficarão hospedados os peregrinos
Os quartos onde Ana hospedará os peregrinos durante a JMJ já estão prontos, à espera da chegada dos jovens fiéis: “A animação é tanta que já deixei tudo organizado, com lençóis na cama e tudo”, garante.
Assim como a vizinha Maria José, dona Ana servirá um café da manhã reforçado e, à noite, quando os peregrinos voltarem cansados, um lanche caprichado os esperará. Segundo a fonoaudióloga, a preocupação é ainda maior por se tratar de jovens: “Vou oferecer refeição porque, mesmo eles tendo o ticket refeição da JMJ, precisarão estar bem preparados para a maratona que será o evento. Minha intenção é ser solidária, como todo carioca é nestes momentos”.

Além de sua casa, dona Ana ficará responsável por mais seis hóspedes, que ficarão abrigados na casa de veraneio de seu irmão, também na Barra da Tijuca. “Como os peregrinos não podem ficar com as chaves, eu ficarei com a responsabilidade de abrir e fechar a casa, além de dar assistência para o que precisarem”, explica.

Outra anfitriã dessa JMJ Rio2013 é a estudante de Comunicação Social da PUC-Rio Agatha Meirelles. Em seu apartamento no bairro da Freguesia, em Jacarepaguá, quatro peregrinos ficarão hospedados. Agatha afirma que a opção de sua família em serem anfitriões foi a forma que encontraram para participar do evento.

Um dos sofá-camas, onde a estudante Agatha irá abrigar os jovens fiéis
“Queríamos participar como voluntários, mas ficamos sabendo que era preciso pagar uma taxa de R$ 140 por cada pessoa. Como nossa família tem quatro pessoas, ficaria inviável. Então, procuramos outra forma de ajudar, e essa forma foi abrir nossa casa para os peregrinos. Moramos numa cobertura e sabíamos que poderíamos recebê-los com o conforto adequado”, explica Agatha.

Assim como as outras anfitriãs Maria José e Ana, Agatha ressalta que os preparativos do espaço reservado para os peregrinos, já estão sendo feitos, mesmo com a organização da jornada não tendo divulgado quem são os fiéis. Independente da dúvida, a estudante acredita que a JMJ será um “intercâmbio sem sair de casa”: “Tenho 18 anos e vou receber esses jovens com praticamente a mesma idade. Vou treinar meu inglês e ao mesmo tempo estarei ajudando essas pessoas. É um sentimento de solidariedade e de amor ao próximo”.

 fonte:http://www.jb.com.br/jmj-2013/noticias/2013/07/13/jmj-anfitrioes-ja-preparam-suas-casas-para-receber-os-peregrinos/

* Do Programa de Estágio do Jornal do Brasil
Tags: hóspedes, jornada, peregrinos, Rio, solidária
Postado por: Euclides Avila - Coordenador de Comunicação.

Nenhum comentário: