segunda-feira, 10 de junho de 2013

Capitania dos Portos comemora aniversário da Batalha do Riachuelo

Uma solenidade realizada na Capitania dos Portos de Alagoas, em comemoração ao aniversário da Batalha Naval do Riachuelo, reuniu diversas autoridades na manhã desta segunda-feira (10). O evento, realizado anualmente, é considerado a data magna da Marinha Brasileira.

Durante a solenidade desta segunda-feira, além da promoção de militares e da despedida de um oficial para a reserva, marinheiros serão agraciados com honrarias, enquanto outras doze pessoas – entre civis e militares –, que prestaram serviços para a Marinha em Alagoas, serão homenageadas com o título de Tripulantes Honorários.

Todos os convidados do evento, que acontece na sede da Capitania dos Portos, estão sendo recepcionados pelo comandante Levi Alves da Silva. A banda da Polícia Militar de Alagoas (PM/AL) participa da solenidade.

As comemorações em alusão à Batalha do Riachuelo no Estado prosseguem até o próximo dia 14, quando será realizado um baile para convidados na casa de eventos Pierre Chalita.

Batalha Naval do Riachuelo

O aniversário da Batalha Naval do Riachuelo – Data Magna da Marinha - é comemorado no dia 11 de junho e é considerada, pelos historiadores, como a mais importante da Guerra da Tríplice Aliança contra o Paraguai (1865-1870) - o maior conflito militar na América do Sul, somente superado em vítimas, no Novo Mundo, pela Guerra Civil Americana (1861-1865).

A relevância da vitória nesta batalha se deve ao fato de que, até aquela data, o Paraguai detinha vantagem no conflito. Mas a batalha teve sua situação invertida, com a garantia de bloqueio e uso pelo Brasil dos rios, que eram as principais artérias do teatro de operações de guerra, inviabilizando possíveis adesões de simpatizantes argentinos e uruguaios à causa paraguaia. 

Fonte:http://gazetaweb.globo.com/noticia.php?c=342553&e=13
Postado por : Euclides Avila - Coordenador de Comunicação.


Nenhum comentário: