quinta-feira, 28 de março de 2013

Em protesto, cerca de 120 famílias ocupam terras da Usina Laginha

Trabalhadores já armam barracos em 
solidariedade aos funcionários e
 lutam para que terras sejam para 
reforma agrária
Cerca de 120 famílias ligadas a movimentos agrários ocuparam, desde o início da manhã desta quinta-feira (28), duas fazendas, cujas terras pertencem à Usina Laginha, do Grupo João Lyra. Os trabalhadores rurais têm a intenção de permanecer no local e já armam barracos para a instalação e dizem que tomaram a medida para pressionar o Poder Público a destinar as referidas áreas para reforma agrária.

Integrantes do Movimento Via do Trabalho (MVT) e Luta pela Terra (MLT) se instalaram em trecho das fazendas Sapucaia e Caípe, localizadas às margens da rodovia, entre os municípios de Branquinha e União dos Palmares, que têm aproximadamente 600 hectares. As localizadas ficam bem próximas do assentamento Eldorado dos Carajás, em Branquinha.

Na opinião do líder do MVT, Marcos Antônio da Silva, o Marrom, as áreas que pertencem à usina não estão sendo utilizadas e poderiam ser oficializadas, junto ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), para fins de reforma agrária. “Queremos pressionar o Incra, Ministério do Trabalho e governo do Estado para que dê o destino correto a essas terras da usina. Além disso, estamos solidários aos trabalhadores da usina que estão sem receber os salários”, comentou.

Além das famílias, a ocupação tem o apoio do Sindicato dos Trabalhadores Rurais da cidade de Branquinha.

A assessoria de imprensa do Grupo João Lyra disse que foi informada da ocupação e a direção estaria tentando resolver o impasse com os trabalhadores.

Fonte: http://gazetaweb.globo.com/noticia.php?c=337276&e=14
Postado por:
Euclides Avila - Coordenador de Comunicação,
Aposentados e Pensionistas.

Nenhum comentário: