sábado, 16 de fevereiro de 2013

Poder Legislativo de Maceió continua descumprindo normas estabelecidas na Lei de Acesso à Informação

O presidente da Câmara, vereador Chico Holanda Filho
Câmara só disponibilizará nomes e salários dos servidores em 60 dias      

A Câmara Municipal de Maceió ainda não está cumprindo as exigências previstas na Lei de Acesso à Informação, que, desde o ano passado, obriga a todos os gestores executivos e legislativos a tornarem público os dados sobre matrículas e salários dos servidores de cada poder. A nova gestão da Casa de Mário Guimarães informou que o portal do Legislativo está em fase de reestruturação e que ele deverá entrar em funcionamento em até dois meses.

Há quase oito meses, todas as instituições que recebem recursos públicos estão obrigadas a publicar em seus portais da transparência os dados relativos à identificação e à remuneração dos seus funcionários. Isso é o que prevê a Lei de Acesso à Informação (Lei Nº 12.527/11), sancionada pela Presidência da República em novembro do ano retrasado. 


De acordo com a legislação, o portal da transparência deve “conter ferramenta de pesquisa de conteúdo que permita o acesso à informação de forma objetiva, transparente, clara e em linguagem de fácil compreensão”. Entretanto, tais informações ainda não foram publicizadas pelo Parlamento de Maceió e a nova mesa diretora tem uma explicação para isso. 

O presidente da Casa, vereador Francisco Holanda Filho (PP), informou que, após ter tomado posse no dia 1º de janeiro, constatou que o site www.camarademaceio.al.gov.br se resumia somente ‘a uma página fixa, na cor verde, contendo apenas os nomes dos vereadores da legislatura anterior e uma tela para transmissão da TV Câmara que não funcionava’. 


“Somente no dia 9 de janeiro tivemos acesso ao novo portal contratado pela gestão anterior, mas, mesmo assim, ele não havia sido colocado no ar. A informação recebida por minha equipe técnica foi de que o referido portal foi desenvolvido durante dois anos, mas que ainda não estaria totalmente concluído. Então, ao fazer contato com o responsável pelo site, fomos informados de que ele estaria fora do ar por duas razões principais: por estar sem conteúdo para publicação e pelo fato de o pagamento ainda não ter sido efetuado à empresa responsável pelo seu desenvolvimento", diz trecho da nota encaminhada à Gazetaweb

"Mesmo diante dos entraves, a pedido da atual Diretoria de Comunicação, tendo em vista a necessidade de publicidade dos atos, o novo site foi ao ar no dia 10 de janeiro, atualizando apenas as notícias, fotos e nomes dos novos vereadores. Mas, ao analisarmos o portal mais atentamente, no entanto, percebemos a necessidade de reformulá-lo, já que a plataforma adotada tem vulnerabilidades conhecidas e exploradas mundialmente, sem a devida segurança para disponibilizar as informações que estarão contidas no mesmo, estando inclusive a Comunicação da Câmara sem autonomia para o gerenciamento do mesmo. Além disso, vimos a necessidade de modificar e ampliar o volume de informações oferecidas na atual estrutura, aumentando a segurança, a acessibilidade e a autonomia”, reforça Francisco Filho, ainda na nota encaminhada à redação. 


“Estamos estudando o melhor modelo a ser adotado, sendo, até agora, os do governo federal, estadual e do Ministério Público como referências a seguir”, completou o presidente da Câmara. 

Segundo o vereador, em até dois meses o portal da transparência deverá ser implantado. “Asseguro que estamos trabalhando diuturnamente para resolver os problemas que estão impedindo que os dados sejam divulgados e que, em até dois meses, estaremos com todas as informações acessíveis ao cidadão, adequando, assim, a Câmara de Maceió ao que preconiza a legislação vigente no que diz respeito à disponibilização dos dados em site”, garantiu ele.    

Fonte: http://gazetaweb.globo.com/noticia.php?c=334230&e=2

Postado por :
Euclides Avila
coordenador de comunicação
Aposentados e Pensionistas.


Nenhum comentário: