terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

III CONGRESSO DA FETAM/AL





O III Congresso  da FETAM/AL teve como objetivos refletir sobre a Conjuntura político-econômico do Brasil e Alagoas, discutir balanço político e estratégias e aprovar Plano de Lutas e eleger e empossar a Direção e o Conselho Fiscal da FETAM/AL.

Conjuntura Política

No Estado de Alagoas o funcionalismo público municipal, apesar do número expressivo, não tem sido considerado pelos gestores público, municipais e tem sofrido várias perdas salariais devido ao não cumprimento, por parte desses governos, do dispositivo constitucional que assegura a revisão anual dos vencimentos básicos dos servidores públicos.

A FETAM/CUT compreende que os principais desafios no serviço público municipal se apresentam a partir do conceito de trabalho digno que resume as aspirações do ser humano no domínio profissional e abrange vários elementos: oportunidades para realizar um trabalho produtivo com uma remuneração equitativa; segurança no local de trabalho e proteção social para as famílias; melhores perspectivas de desenvolvimento pessoal e integração social; liberdade para expressar as suas preocupações; organização e participação nas decisões que afetam as suas vidas; e igualdade de oportunidades e de tratamento para todas as mulheres e homens.

Organização Sindical

A CUT Alagoas tem forte presença de organizações sindicais dos trabalhadores do serviço público, visto ser este o principal setor dos trabalhadores que se encontra em relações de trabalho formais. Desde 1988, com a conquista da sindicalização dos servidores públicos na Constituição Federal, foram se estruturando organizações sindicais classistas por ramo de atividade. Este modelo de organização sindical exige a superação da visão corporativista, que privilegia as categorias profissionais e divide os trabalhadores por hierarquias criadas pelo Poder Público. Exige também que se crie a unidade em torno de uma concepção de política pública para o ramo de atividade, onde o sindicato necessariamente dialoga com a sociedade, exerça o controle social das políticas públicas e luta por um projeto político de desenvolvimento nacional e local.

Plano de lutas
Apoiar as iniciativas da CONFETAM através de FRENTE EM DEFESA DO SERVIÇO PÚBLICO MUNICIPAL no Congresso Nacional para aprovação dos Projetos de interesse dos Municipais para aprovação dos Projetos de interesse dos Municipais a exemplo do PL 6141 sobre o direito de greve, PL 966 sobre Negociação Coletiva e a PEC 54 sobre estabilidade.

Orientar os Sindicatos a apresentarem nas Câmaras Municipais e Assembleias Legislativas Projeto de Lei para instituir a Mesa Permanente de Negociação conforme orientação da CONFETAM que dinamiza a Campanha Salarial Nacional Unificada.

Defender a realização de Concurso Público para oportunizar a entrada de mais jovens trabalhadores/as nas Prefeituras.
Por fim, foi eleita a nova Diretoria e Conselho Fiscal da FETAM/AL, para o mandato de quatro anos

Presidente: Sidney Lopes – Sindicato Municipal de Maceió
Vice-presidente: José Ricardo - Sindicato Municipal de Maceió
Secretaria Geral: José Arnaldo - Sindicato Municipal de Marechal Deodoro
Secretaria de Finanças: Edilma Brenand - Sindicato Municipal de Maceió
Secretaria Jurídico: Dr. Tarsys Henrique – SINDSAÚDE
Secretaria da Mulher: Fátima Ferreira - Sindicato Municipal de São Braz
Secretaria de Organização: Olivano D. Albuquerque – Sindicato Municipal de União dos Palmares


O Sindicato dos Trabalhadores Públicos Municipais de União dos Palmares – SINTPMUP, foi representado pelos Diretores Manoel Oliveira e Olivano (Tita do Sindicato), este eleito Secretário de Organização da FETAM/AL.


 Postado por: Tita do Sindicato

Nenhum comentário: