quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Prefeitos terão 48 horas para justificar "situação de emergência" ao TC

Após proliferação de decretos de emergência, 
Tribunal de Contas dá prazo para que prefeitos se justifiquem

O Tribunal de Contas do Estado determinou, na sessão desta terça-feira (22), que os prefeitos que decretaram situação de emergência administrativa apresentem informações à Corte de Contas no prazo de 48 horas, a contar da publicação da determinação no Diário Oficial do Estado, prevista para esta quarta-feira (23).
A determinação do TC acontece após a proliferação de Decretos de Emergência por diversas prefeituras alagoanas. Ao todo, vinte e seis municípios já decretaram situação de emergência administrativa por 90 dias e podem realizar compras sem licitação durante esse período, além de suspender o pagamento de contratos firmados pela gestão anterior.
O TC exige que sejam apresentados documentos como cópia do decreto, parecer jurídico, todos os contratos firmados, além de que se estabeleça procedimento para a contratação por dispensa de licitação com base no estado de emergência. A medida foi determinada por meio do ato de nº 01/2013, aprovado por unanimidade pelo pleno do TC, e entrará em vigor imediatamente após a sua publicação no DOE.
A onda de Decretos de Emergência no primeiro mês de gestão no interior do estado está na mira do Ministério Público Estadual (MPE). O coordenador do Núcleo de Defesa do Patrimônio Público, promotor José Carlos Castro, foi enfático ao afirmar em entrevista ao TNH1 que o MP não vai admitir que os prefeitos ajam como se o município fosse uma propriedade particular.
A maioria dos prefeitos alega que encontraram a prefeitura em completa desorganização administrativa. Alguns municípios importantes de Alagoas também já publicaram decretos de emergência, entre eles a Barra de São Miguel, Satuba, Pilar, Campo Alegre e Passo de Camaragibe.
Nesta terça-feira (22), a prefeitura de Feira Grande decretou situação de emergência no município.

Fonte: http://tnh1.ne10.uol.com.br

Postado por: Tita do Sindicato



Nenhum comentário: