segunda-feira, 7 de junho de 2021

SERVIDORES PÚBLICOS MUNICIPAIS DE UNIÃO DOS PALMARES FICAM SEM RECEBER O ABONO SALARIAL DO PIS/PASEP NESTE ANO DE 2021

Por causa da decisão do governo do presidente Jair Bolsonaro deixando de pagar abono do PIS/PASEP em 2021,  prejudicando a 23 milhões de trabalhadores neste Ano. Os Servidores Públicos Municipais de união dos palmares, que recebem o abono salarial ficarão também sem receber em 2021.

O Pagamento foi adiado para o segundo semestre de 2022.

O valor que começaria a ser pago a partir do próximo mês de julho de 2021 foi adiado para o segundo semestre de 2022, por decisão do Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat).

PIS e PASEP

O abono salarial do PIS, que beneficia colaboradores de empresas privadas, é pago pela Caixa Econômica Federal. Já o abono do Pasep, destinado aos servidores públicos, é pago pelo Banco do Brasil.

A liberação do benefício obedece ao mês de nascimento do trabalhador, no caso do PIS. O ordenamento entre as pessoas inscritas no Pasep é o dígito final da inscrição do servidor público.

Quem é contemplado?

O PIS/Pasep é um benefício que concede até R$1.100 (valor do atual salário mínimo) para pessoas que possuem contrato com carteira assinada há, pelo menos, cinco anos e que recebem até dois salários mínimos, ou seja, R$ 2.200.

O valor do abono salarial depende da quantidade de meses trabalhados com carteira assinada. Só recebe o valor total quem trabalhou os 12 meses do ano anterior.


O servidor público vem sendo penalizado cada vez mais com a retirada de direitos pelo governo federal. O salário já foi congelado e agora esse adiamento do pagamento do PIS/PASEP. Estou insatisfeita e triste com esta situação, pois já contava em receber o meu abono salarial nesse ano. Disse a servidora Maria Jose, que trabalha há 30 anos na Prefeitura de União dos Palmares.


Postado por: SINTPMUP


Nenhum comentário: