quarta-feira, 14 de dezembro de 2022

REPRESENTANTES DO SINDICATO MUNICIPAL PARTICIPAM DA REUNIÃO DO CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE DE UNIÃO DOS PALMARES/AL

Os representantes do Sindicato dos Trabalhadores Públicos Municipais de União dos Palmares - SINTPMUP, Servidores, participaram da reunião do Conselho Municipal de Saúde, nesta terça-feira, dia 13 de novembro de 2022. 

Durante a reunião, foi discutido a respeito do incentivo salarial, de final de ano, e também a continuidade das negociações da segunda etapa da regulamentação da Emenda Constitucional 120, dos Agentes de Comunitario de Saúde e Agentes de Combate as Endemias.

Após as alegações do representante do SINDACS e de alguns servidores presentes, questionando a obrigatoriedade do Gestor Municipal repassar esse recurso para categoria. 

O Procurador da Saúde Alex Deywi, explicou que existe uma sentença transmitada e julgada do Desembargador do Tribunal de Justiça decidindo que não ha obrigatoriedade do fundo a fundo municipal de saúde repassar o incentivo aos agentes. Essa sentença ajuizado pelo SINDACS já foi julgada, onde a entidade sindical perdeu a ação judicial. "Então com essa decisão judicial não vejo essa obrigatoriedade da Gestão Municipal repassar esse incentivo. No meu entendimento, essa decisão do Desembargardor fica bem claro, que esse incentivo é para custeio dos ACS e ACE e fica a criterio do Gestor Municipal fazer esse repasse ou não."  

Após os questionamentos a mesa diretora do Conselho Municipal de Saúde ficou de enviar resposta em oficio ao Sindicato. 

Inclusive os ACS que entraram com a apelação foram penalizados com esta ação, seus nomes foram negativados e tiveram que pagar as custas finais do processo.


Na ocasião o Presidente Tita em sua fala disse que protocolou um Oficio em nome da Diretoria do Sindicato (SINTPMUP) solicitando agendamento de reunião com o novo Secretário Municipal de Saúde, para dar continuidade a segunda etapa da negociação da regulamentação da Emenda Constitucional 120, e aproveitou a presença do Secretario e solicitou pessoalmente uma data para a reunião. Também se expressou a respeito do incentivo financeiro dos Agentes de Saude e dos Agentes de Endemias, "A Diretoria do Sindicato Municipal está a disposição para continuar dialogando e debatendo esse tema com a Gestão Municipal dentro da legalidade, com equilibrio e pé no chão, para que as coisas ocorram favorável ao Agentes de Saúde e os Agentes de Endemias." 

O Junior Soares ACE também fez o uso da palavra colocando o seu posicionamento sobre o Incentivo Financeiro, "Esse momento não era para estar sendo discutindo esse tema aqui no conselho, porque já tem decisões judiciais. O tema principal para a categoria nesse momento é continuar a negociação da correção da tabela do Plano de Cargos e Carreiras para dois salários minimos em janeiro." 

O Secretario Municipal de Saude Petrucio Vanderlei no uso de sua fala respondeu que iria ver com a sua acessoria uma data para a reunião e que até a próxima semana responderia o Oficio do Sindicato (SINTPMUP) solicitando a reunião para dar continuidade a segunda etapa da negociação da regulamentação da Emenda Constitucional 120.

A Diretoria do Sindicato Municipal (SINTPMUP) vai solicitar ao Conselho copia da resposta sobre o Incentivo Financeiro e copia da decisão do Desembargador do Tribunal ao Dr. Alex. "Após recebermos esses documentos, vamos nos reunir com o nosso setor juridico para fazer uma avaliação da reposta do conselho e da decisão do tribunal e passaremos para a categoria." concluiu Tita do Sindicato.


Entenda o caso: 

A Diretoria do Sindicato dos Trabalhadores Públicos Municipais de União dos Palmares (SINTPMUP), vem trabalhando na implantação da Emenda Constitucional 120.  A primeira etapa já foi conquistada. Que foi a implantação do piso nacional de 2.424,00 no salário base (contra-cheque), pagamento de 20% da insalubridade e dos quinquênios em cima do salário base. Agora estamos trabalhando na segunda etapa, que é aprovação de um Projeto de Lei na Câmara municipal de Vereadores, regulamentando a emenda constitucional 120 no plano de cargos e carreira, (atualizar a tabela inicial para dois salários mínimos).

A Diretoria do Sindicato Municipal, após receber a copia da sentença do Desembargador do Tribunal de Justiça irá publica-la em uma materia no Blog do Sindicato http://sintpmup.blogspot.com/ para que todos os Agentes de Saude e Endemias possam ficar cientes do andamento do processo.

Nosso compromisso é trabalhar em defesa do servidor.






Postado por: SECOM-SINTPMUP


Nenhum comentário: