quinta-feira, 15 de julho de 2021

SINDICATO DE UNIÃO DOS PALMARES COBRA O PAGAMENTO DO PREVINE BRASIL

O Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Públicos Municipais de União dos Palmares - SINTPMUP,   Tita do Sindicato, participou no dia de ontem, 14 de julho de 2021, da reunião do Conselho Municipal de Saúde, onde protocolou mais uma vez um oficio com solicitação para o pagamento do Previne Brasil aos profissionais de saúde.

 

Entenda o caso:

Em novembro de 2020, a Secretaria Municipal de Saúde, suspendeu o pagamento da gratificação por desempenho do previne brasil aos servidores.  

Com essa suspensão, o Sindicato, junto com uma Comissão de servidores, Conselho Municipal de Saúde e Gestão Municipal, realizaram várias reuniões para debater e voltar o pagamento do previne brasil, e chegaram a um acordo, de que a Secretária Geanny Vergeth iria apresentar um projeto ao Conselho Municipal de Saúde, da seguinte maneira: 50% ficaria na gestão e 50% repassado como gratificação extraordinária de forma igualitária, para as equipes que atingirem a meta dos indicadores, seguindo os critérios do ministério da saúde.

 O projeto foi encaminhado e aprovado em plenária do conselho municipal de saúde no dia 14 de março de 2021, instituindo a gratificação extraordinária em forma de premiação aos profissionais da atenção primária referente as metas dos indicadores do programa previne brasil, no âmbito do município.

A Secretaria se comprometeu em realizar o pagamento do primeiro quadrimestre de 2021, mas a categoria foi pega de surpresa pela não realização desse pagamento.

Os servidores vem fazendo várias cobranças para que a Diretoria do Sindicato busque resolver essa demanda. 

Na reunião do Conselho de Saúde, realizada no dia 14 de julho, o Presidente do SINTPMUP, Tita do Sindicato, protocolou mais uma vez, oficio de cobrança solicitando a realização desse pagamento aos profissionais.

E em resposta a secretária de saúde Geany Vergeth, falou que irá seguir o que foi aprovado pelo conselho municipal de saúde, que as equipes devem atingir as metas. Dessa forma "NÃO VOI PAGAR O INCENTIVO FINANCEIRO DO PREVINE BRASIL,  PORQUE NENHUMA EQUIPE ATINGIU A META".

Acontece que Devido o cenário epidemiológico do covid-19 ainda requer um suporte diferenciado à gestão municipal, e o Ministério da Saúde em publicação no dia 15 de abril de 2021, prorrogou o prazo do repasse até agosto deste ano, desconsiderando que o município atinja as metas. Mesmo as equipes do município que não atingiu as metas, o governo federal está repassando o recurso em sua totalidade pelo período da pandemia.

Então baseado na portaria do ministério da saúde estamos solicitando que a Secretária de Saúde considere essa publicação, que independente de metas, repasse aos profissionais o recurso do previne brasil. Devido a negativa da Secretária Geanny Vergeth, a servidora Marcia recomendou ao Sindicato em realizar uma reunião com os servidores do PSF pra apresentar e discutirmos essa portaria do ministério e  a categoria deliberar os encaminhamentos que vamos tomar.

Vamos marcar uma assembleia com os servidores da saúde, devido a pandemia iremos realizar de forma presencial e online. Fizemos a nossa parte, cabe agora a categoria decidir. Finalizou Tita do Sindicato.


Postado por: SINTPMUP






Nenhum comentário: