sexta-feira, 14 de maio de 2021

Lei garante à gestante afastamento do trabalho presencial na pandemia


A Diretoria do Sindicato dos Trabalhadores Públicos Municipais de União dos Palmares - SINTPMUP, vem defendendo as servidoras gestantes nesse período de pandemia, para que lhes sejam garantido a proteção laboral e não sejam expostas a ambientes insalubres ao Covid-19. 


Com essa Lei aprovada pelo congresso, irá nos dar mais segurança na defesa dessas servidoras gestantes. Se tiver alguma servidora gestante do quadro efetivo, contratada ou comissionada que necessite do nosso apoio, procure a sede do Sindicato. Finalizou Tita do Sindicato.







____________________________________________________


Lei garante à gestante afastamento do trabalho presencial na pandemia

Da Agência Senado | 13/05/2021, 09h42

Fonte: Agência Senado



 A Presidência da República sancionou a Lei 14.151, que garante regime de teletrabalho às trabalhadoras gestantes durante a pandemia de covid-19. A norma foi publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira (13).

O texto estabelece ainda que a substituição do trabalho presencial pelo remoto, para a trabalhadora gestante, deverá ocorrer sem redução de salário.

A lei é originada do PL 3.932/2020, de autoria da deputada federal Perpétua Almeida (PCdoB-AC), em conjunto com outras deputadas. O texto foi relatado no Senado pela senadora Nilda Gondim (MDB-PB). Durante a discussão da matéria no Senado, Nilda Gondim argumentou que o avanço da pandemia no país, com ampliação considerável do número de vítimas e de ocupação de UTIs hospitalares, levou à necessidade de se pensar em uma alternativa para reduzir os riscos à gestante e ao feto.

A senadora ressaltou que atualmente o maior risco laboral para o trabalhador é a contaminação por covid-19, e o risco de complicações é ainda maior para as empregadas gestantes.

— A trabalhadora na referida condição, além de necessitar de cuidados especiais para a preservação de sua saúde, tem que adotar todas as medidas possíveis para a proteção da vida que carrega. Não pode, em um momento como o ora vivenciado no país, ficar exposta a esse terrível vírus, que pode ceifar a sua vida, a de seu filho, bem como arrasar o seu núcleo familiar — justificou Nilda.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte: Agência Senado

Matéria Extraída de: https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2021/05/13/lei-garante-a-gestante-afastamento-do-trabalho-presencial-na-pandemia


Postado por: SINTPMUP-AL

Nenhum comentário: