segunda-feira, 31 de março de 2014

DIRETORIA DO SINTPMUP REÚNEM-SE COM OS AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE PARA DEBATER ASSUNTOS DA CATEGORIA

Texto: Cleidinha Silvino – Coordenadora Geral
Postagem: Alcides Manoel – Coordenador de Comunicação

Agentes Comunitários de Saúde votando por unanimidade
Momento de deliberação da pauta
A Diretoria do Sindicato dos Trabalhadores Públicos Municipais de União dos Palmares (SINTPMUP), reuniu-se na última quarta-feira (26/03), com os Agentes Comunitários de Saúde (ACS), na sede do Sindicato, para encaminhamentos envolvendo diversas reivindicações da categoria.

Tita do Sindicato presidiu a reunião com Nena do SINDACS
A pauta de convocação expressava diversos assuntos, dentre os quais: Piso salarial de R$ 1.014,00 (um mil e quatorze reais); realinhamento da tabela salarial do PCCS; garantia do repasse integral do incentivo do final do ano; pagamento do 1/3 (um terço) de férias; retroativo do adicional de insalubridade; melhores condições de trabalho; carga horária; direito a participação em reuniões e movimentos; melhores condições de trabalho e a realização do Concurso Público Municipal. 
ACS apreensivos
No decorrer da reunião foram debatidos outros assuntos que vem inquietando os servidores municipais, como: Assédio moral; a falta de transparência sobre onde é aplicado a parcela do incentivo adicional do Ministério da Saúde e da falta de informações do Gestor e da Secretária de Saúde acerca da quantidade de profissionais que recebem o PMAQ, o valor repassado a cada profissional, bem como onde é aplicado o restante do recurso.

A ACS Ana Maria argumentou: “O sindicato municipal tem nos ajudado a construir cada vez mais nossa luta, pois nós nos deparamos com muitos problemas diários”. E de acordo com TITA do Sindicato a reunião foi produtiva, pois mantém este segmento organizado. “O Sindicato não está para brigar, mas, para lutar pelos direitos dos servidores municipais”, concluiu.

domingo, 30 de março de 2014

02 DE ABRIL: SINDICATO CONVOCA TODOS OS SERVIDORES MUNICIPAIS PARA ATO DE PROTESTO

Texto e postagem: Alcides Manoel – Coordenador de Comunicação

Felix Oliveira, Âncora do Programa Espaço Aberto
Estiveram concedendo entrevista ao programa Espaço Aberto da rádio Farol FM, na manhã de ontem (29), os diretores do SINTPMUP Alcides Manoel, Fernandinho e Tita do sindicato. Sabatinados pelo âncora Feliz Oliveira, eles expuseram os porquês da realização desse Ato de Protesto, que ocorrerá na próxima quarta-feira, dia 02.

Tita do sindicato e o regatiano Fernadinho
Nessa oportunidade, Alcides expôs a morosidade que está ocorrendo em reajustar os salários dos servidores do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), um imbróglio que estende desde janeiro. Ainda falou, que o sindicato convocou para segunda-feira (31), uma assembléia com todos os servidores de lá, para juntos decidirem que posição irão tomar.  

"Os servidores do SAAE estão impacientes", disse Alcides
Tita do sindicato informou que a concentração desse Ato de Protesto será a partir das 7h30min defronte a Secretaria Municipal de Saúde, e posteriormente rumará para frente da Prefeitura Municipal. O motivo desse ato é para mostrar a insatisfação dos servidores quanto ao descaso que vem ocorrendo no serviço publico municipal e, principalmente, por estar havendo endurecimento nas negociações quanto às reivindicações da categoria. 
Na técnica, Ozias de Melo
O programa Espaço Aberto entra no ar todos os sábados a partir das 07h00min

sábado, 29 de março de 2014

MP COBRA INVESTIGAÇÃO EM CONTRATAÇÕES DE SERVIDORES EM RIO LARGO

'SE HÁ TANTA CARÊNCIA DE PESSOAL, POR QUE A FOLHA JÁ ESTÁ ESTOURADA?', INDAGA PROMOTOR DO MUNICÍPIO

Postagem: Alcides Manoel – Coordenador de Comunicação

Diante da persistência da Prefeitura de Rio Largo em descumprir a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), o promotor de Justiça, Jorge Bezerra, recomendou à Câmara de Vereadores a instauração de uma Comissão Especial de Inquérito para investigar a folha de pagamento dos servidores públicos contratados pelo município.

O último relatório de gestão fiscal apresentado ao Ministério Público do Estado de Alagoas (MPE/AL), em janeiro deste ano, indica que o comprometimento da folha, perante a receita corrente líquida, superava 59% em setembro de 2013, cinco pontos além do limite máximo permitido para a esfera municipal.

Segundo a LRF, até resolver o problema, a Prefeitura de Rio Largo fica impedida de contratar ou nomear qualquer servidor. No entanto, após deliberação dos parlamentares em Plenário, a Presidência da Câmara de Vereadores encaminhou um expediente à Promotoria de Justiça defendendo a contratação de profissionais para o município na área da educação. Pouco tempo depois, a Secretaria Municipal de Educação também remeteu expediente neste mesmo sentido, o que motivou a recomendação do MPE/AL no início desta semana.

“Eles apontam que há carência de professores, serviçais, vigilantes, entre outros. A Secretaria de Saúde também aponta falta de pessoal nos postos de saúde, médicos, enfermeiros, agentes de saúde e tantos mais. Com o seu poder fiscalizador, os vereadores têm de explicar o que há de errado no município. Se há tanta carência de pessoal, por que a folha já está estourada? Tem servidores fantasmas, ganhando sem trabalhar? Há salário sendo pago a mais do que está previsto em lei? Tem gratificações irregulares? Mandei também esta mesma resposta para a Secretaria de Educação”, explica o promotor de Justiça Jorge Bezerra.

MPE/AL ajuizou ações contra prefeito

Em dezembro de 2012, a Promotoria de Justiça de Rio Largo ajuizou uma ação civil de improbidade administrativa e uma ação civil pública contra o prefeito Antônio Lins Souza Filho, o Toninho Lins, com o objetivo de fazer com que o município reduza a despesa de pessoal até o limite de 54%, conforme prevê a legislação. Já no final daquele ano, os relatórios apontavam que os gastos com servidores chegavam a 62% do total da receita.

Nos autos da ação civil pública, ficou constatado que o município se encontra acima do limite desde 2009, sempre ultrapassando a casa dos 60 pontos. “Isto evidencia que, muito tempo antes do ajuizamento da ação, a Lei de Responsabilidade Fiscal estava sendo desrespeitada, mesmo com a plena ciência do município. A medida liminar deferida teve por objeto compelir a Prefeitura Municipal a se regularizar, mas parece que nem o procedimento do Ministério Público foi suficiente para eles respeitarem a lei”, disse Jorge Bezerra.

Toninho Lins responde ainda por uma ação de improbidade administrativa, que tramita na 2ª Vara de Rio Largo, por prática de contratações irregulares, provimentos ilegais de cargos em comissão e descumprimento dos limites da LRF. Uma quarta ação, de natureza penal originária, tramita no Tribunal de Justiça de Alagoas por crime de responsabilidade pelos mesmos fatos.

sexta-feira, 21 de março de 2014

DIRETOR DO SAAE APRESENTA AO SINDICATO PROPOSTA DE REAJUSTE SALARIAL DOS SERVIDORES

Texto e postagem: Alcides Manoel - Coordenador de Comunicação
 
Antonio Calazans, Diretor do SAAE de União dos Palmares
 Mario Bispo (listras) e Tita do sindicato, ambos, Coordenador Geral do SINTPMUP
Técnico Contábil  do SAAE Adelino Ângelo (listras)
Na manhã de hoje (21), na sede alugada há quase quatro anos do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), ocorreu uma intensa negociação para o reajuste salarial dos servidores desta autarquia, bem como, o dos demais itens da pauta de reivindicações elaborada pela categoria em dezembro de 2013, e que até essa manhã não havia nenhum avanço.   

Alcides Manoel, Coordenador de Comunicação do SINTPMUP
Estiveram na reunião, o SINTPMUP, representado por: Alcides Manoel, Mario Bispo e Tita do sindicato; o Técnico Contábil Adelino Ângelo, e o novo Diretor, Antonio Calazans. Calazans iniciou a reunião expondo que o processo para criação da CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) já está em andamento.

E para dar melhores condições de trabalho aos servidores, ainda informou que está providenciando o término da reforma da sede do SAAE, que ocorrerá por esses dias. Quanto ao percentual do reajuste, ficou especulado em 10% a ser confirmado na próxima terça-feira, dia 25.     
Tita do sindicato expõe que os servidores já querem paralisar as atividades
"Estou providenciado a reforma do nosso prédio", disse Calazans
Alcides Manoel cobra a realização de Concurso Público 
"Vou pedir para analisar o impacto de 10% na folha de pagamento", finalizou Calazans

terça-feira, 18 de março de 2014

QUER SABER ONDE A SAÚDE DE UNIÃO DOS PALMARES ESTÁ? SE ENCONTRA NA UTI NA ÁREA VERMELHA

Texto e foto: BLOG A voz do Robertão
Postagem: TITA do Sindicato

A Associação dos Moradores do Bairro Roberto Correia de Araújo em nome de seu presidente e diretoria informa que estamos vivendo no abandono com relação a saúde, o posto Irmão Francisco e Nelson Oliveira se encontra no abandono, pois os dois médicos que tínhamos para atender uma população de 15 mil habitantes não tem mais, a médica Dr.ª Fabiana do PSF 09 a duas semanas foi embora por falta de pagamento, pois a dois meses que não recebia seus salários a mesma coisa acontece com o médico Dr. Pedro do PSF10.


Dois médicos muito competentes em seus plantões de trabalho, lembro a vocês internautas que o povo do nosso bairro chamava a Dr.ª Fabiana de mamãe, devido o atendimento digno diante da população, pois relato a vocês que nosso gestor público acha melhor o povo sofrer ao invés de trocar a secretária de saúde, olha mais outros funcionários como enfermeira, outros contratados também estão na mesma situação sem receber, e nos moradores do bairro sem medicamento no posto, sem nenhuma assistência do poder publico.

Hoje dia 17 de março de 2014 a associação recebeu um grupo de moradores nos convidando para fazer manifestação com relação aos descasos citados acima e associação vai abraçar por que nós fomos eleitos para lutar pela nossa comunidade e não ficamos calados nem trabalhamos fazendo oposição a ninguém.

Mais sim fazendo nosso papel de cidadão, aguarde a qualquer momento temos uma mobilização no bairro Roberto Correia de Araújo para protestar todos os descasos, pois isso deve acabar!

Vocês dois sorrindo e a nós a população sofrendo nos postos de saúde sem medicamentos, médicos e sem nenhuma assistência do Poder Público.


domingo, 16 de março de 2014

AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE TÊM INCENTIVO REVISADO PELO MINISTÉRIO DA SAÚDE

Texto e postagem: Alcides Manoel - Coordenador de Comunicação

No dia 28 de fevereiro do corrente ano, o Ministério da Saúde baixou a portaria de nº 314, que fixa o valor do incentivo de custeio para os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) em R$ 1.014,00 (mil e quatorze reais). Este valor, que é um incentivo financeiro, deve ser pago a cada ACS que estão inseridos nas Estratégias e no Programa Saúde da Família.

Os ACS que estiverem registrados no cadastro de equipes e profissionais no sistema de informação, terão direito a uma parcela extra no final do ano e, essa parcela é repassada para a conta da Secretaria Municipal de Saúde. Caso o Secretário Municipal de Saúde estiver desobedecendo a essa portaria, o Ministério Público Federal, por se tratar de verba federal, deve ser acionado imediatamente.       

quinta-feira, 13 de março de 2014

DIRETORIA DO SINTPMUP REÚNEM-SE COM SECRETÁRIO E APRESENTAM A PAUTA DE REIVINDICAÇÕES DOS SERVIDORES

Texto e postagem: Alcides Manoel - Coordenador de Comunicação

Novo Secretário de Administração Francisco Viana expressa aos diretores do SINTPMUP sua forma de trabalhar
"Já fui do movimento sindical", disse Viana
A pauta de reivindicações dos servidores municipais de União dos Palmares, referente ao ano de 2014, foi apresentada na tarde de hoje, 13, ao Secretário Geral de Administração, Francisco Viana.   

Bastante descontraído, Viana expôs a maioria dos diretores do SINTPMUP presente, um pouco da sua metodologia de trabalho, e falou: “Tenho experiência quanto às questões sindicais, pois participei do sindicato dos professores há algum tempo”.

Tita apresentando a diretoria e os quinze itens da pauta
Foi no auditório da prefeitura que a reunião da apresentação da citada pauta transcorreu por cerca de duas horas de bastante deliberação. Tita do sindicato foi quem apresentou os quinze itens da pauta ao novo secretário.

Em seguida, os diretores do SINTPMUP fizeram uso da palavra: Alcides Manoel, representando os servidores do SAAE, expôs que o sindicato já oficializou ao novo diretor Antonio Calazans, quanto à pauta dos servidores de lá, faltando apenas ele também oficializar o percentual da data base dos servidores e, isso, com celeridade.

Maninho, Cícero da Silva e Nerildo, representantes da Secretaria de Infraestrutura: expuseram quanto à necessidade de renovação do fardamento; cobraram que a RAIS (Relatório Anula de Inscrição Social) seja informado no prazo estabelecido pelo Ministério do Trabalho e o terço de férias seja pago corretamente.

Nena, Wechiy e Mario Jorge, representando os Agentes Comunitários de Saúde e de Endemias, advertiram que os salários das duas categorias estão sendo pagos defasados e também cobraram novos fardamentos.

Francisco Viana recebendo o primeiro oficio do sindicato
Foi justificada a ausência dos representantes da Guarda Municipal, no entanto, a categoria não ficou sem quem apresentasse suas reivindicações, como o risco de vida, lei aprovada desde o ano passado e a criação de patentes. Alcides e Tita fizeram isso.

Finalizando, Francisco Viana assinou o oficio contendo a pauta anexada, ressaltando que iria analisá-lo, e marcaria outra reunião em uma data bem próxima para apresentar a contra proposta e o percentual da data base.  

Representantes de todas as secretarias municipais expuseram suas reivindicações  
Nena advertiu que os salários dos Agentes Comunitários de Saúde estão defasados
Momento de intensa deliberação
Viana pediu um tempinho para analisar as condições do município haja vista ter assumido a pasta como secretário a uma semana