sábado, 11 de maio de 2013

11 de MAIO - DIA da INTEGRAÇÃO do TELÉGRAFO no BRASIL

Os primeiros registros dos esforços de organização de um serviço regular de correios em nosso país datam do ano de 1663 , ocasião em que foi oficialmente instituído o Serviço Postal no Brasil, com o objetivo de possibilitar a comunicação entre Portugal e o então Brasil Colônia.
A introdução do telégrafo, atendia aos interesses do Estado Monárquico, em incorporar os avanços, inclusive tecnológicos, vivenciados nos países da Europa Ocidental. O telégrafo foi criado por Samuel Morse, e, passou a gradativamente modificar o cotidiano da Europa ao passo que imprimiu novas formas de sociabilidade, além de dinamizar a comunicação e o contato, servindo, principalmente para fins políticos e comerciais, aos moldes do que a modernização e o aumento da industrialização necessitavam.


A história do desenvolvimento das comunicações no Brasil remetem, segundo José Luiz Perón ao período colonial, quando as primeiras estratégias de contato entre colônia e metrópole passam a ser organizadas. As primeiras mensagens enviadas pelos colonizadores para a corte portuguesa relatando o desenrolar da viagem, as terras, os habitantes e as paisagens encontradas, representam esta necessidade de comunicação, contudo, as cartas, maior forma de correspondência da época, eram demasiadamente demoradas, além de que, por vezes, era impossibilitada de chegar ao seu destino, devido às tragédias marítimas.


Com o século XIX e o desenvolvimento técnico e científico da Europa, especialmente da Inglaterra, a partir da Revolução Industrial e do uso cada vez mais frequente da tecnologia, os cientistas acabam por chegar ao conhecimento de aparelhos e técnicas que atendiam as necessidades da produção e da dinamicidade destas sociedades industriais.


Os telégrafos, aparelhos usados na transmissão de mensagens gráficas a partir de códigos, foram inventados pelos americanos Joseph Henry e Samuel Morse, em 1835. Morse foi o primeiro a introduzir as linhas telegráficas no mundo inteiro, baseadas no sistema de pontos e traços na codificação das mensagens. Mais tarde, em 1872, o francês Jean Maurice Émile Buador aprimorou o invento, desenvolvendo um método de divisão da mensagem em vários canais. Os telégrafos, embora fossem substituídos posteriormente pelos telefones e outros meios de comunicação, foram muito importantes para sua época. Lembramos ainda que os telégrafos não desapareceram, eles existem e ainda são usados, não pela população em geral, mas por órgãos específicos, como o Exército Brasileiro. Suas linhas se alastraram pelo mundo inteiro durante o século XIX, tendo chegado ao Brasil em 1852.


 
 
 
Fonte: historiadetudo.com / quediaehoje.net / iecom.dee.ufcg.edu.br
 
Postando por: Euclides Avila- Coordenador de Comunicação.

Nenhum comentário: